Saiba o que vestir pra mandar bem na entrevista de emprego

Sabemos que devemos nos vestir adequadamente na hora de um processo seletivo, porém nessa hora também surgem dúvidas. Portanto aqui iremos ajudar você a escolher o que usar em uma entrevista de emprego.

A nossa vestimenta é muito importante, ela é nossa apresentação. Candidatos já foram eliminados por conta da vestimenta em entrevistas. Aqui separamos algumas dicas para que você não passe por isso!

O que vestir?

Primeiramente, você deve analisar o perfil da empresa. Existem algumas empresas mais flexíveis nesse sentido, assim como algumas pedem trajes formais.

Sabemos que nem sempre a primeira impressão é a que fica. Mas precisamos considerar que será a sua primeira apresentação pessoal na empresa, portanto é ideal que esteja alinhado ao que o ambiente espera. O recrutador pode fazer uma interpretação negativa dependendo do que você vestir. Ele pode entender que o seu perfil não é o que a empresa busca.

Higiene Pessoal

Parece óbvio, mas vale ressaltar. Sua aparência é importante. Esteja limpo, com as unhas e cabelos cortados. Demonstre que é uma pessoa assídua com a higiene pessoal.

Rosto lavado

Algumas pessoas acabam perdendo pontos nessa hora. Algumas entrevistas costumam ser no horário da manhã. Acordar e ir direto não é legal. Lave seu rosto, tire remelas,  limpe bem a orelha. Escove muito bem os dentes, se possível mais de uma vez. Mau hálito será desagradável para o recrutador. Não apareça na entrevista com cara de sono, pois isso pode prejudicar.

Cabelo arrumado

Não adianta se vestir bem e não estar com o cabelo arrumado. Penteie bem o cabelo. Caso ele seja muito grande, você pode prender, dependendo da empresa ficará mais apresentável. Um cabelo desarrumado ou bagunçado, pode causar a impressão de desleixo. O cabelo é uma das primeiras coisas notadas.

Alimente-se

Acorde cedo mas alimente-se bem. Além de se vestir corretamente você deve aparentar estar saudável. Se possível leve com você uma fruta ou bolacha, no caso de sentir fome ainda. Opte por alimentos leves para não correr o risco de passar mal. A sua barriga pode fazer barulhos caso esteja com muita fome, e você também pode ficar desconcentrado.

Escove os dentes

Escove muito bem seus dentes e passe fio dental. Na entrevista você irá falar com o recrutador, e caso você esteja com mau hálito, isso será desagradável.

Ninguém quer ser aquela pessoa que fez a entrevista com restos de alimento nos dentes. Atente-se para não passar por nenhum constrangimento.

Qual calçado usar?

Nem pense em usar chinelos ou rasteirinhas. Opte sempre por sapatos, sapatilhas ou botas ao se vestir para uma entrevista de emprego. De preferência sapatos fechados, que não mostrem o pé. Sendo assim, você evita qualquer risco de causar uma impressão negativa.

Não use camisa estampada

Evite o uso de camisa de time, com muitos desenhos ou estampada. Também não use blusas de banda,  infantil ou de política. Seja discreto e escolha vestir roupas simples.

Acessórios

Você pode usar brincos, colares, pulseiras, correntes, relógios e acessórios em geral. Porém, evite abundância na hora de se vestir para entrevista de emprego. Tamanhos pequenos e discretos. O exagero pode fazer com que você se prejudique.

Lembre-se você deve apenas querer chamar atenção pelas suas qualidades profissionais. Na dúvida menos é mais.

Bonés e afins

Boné, gorro, chapéu… NUNCA! O seu rosto deve ficar  aparente.  A maioria das empresas proíbem o uso desses acessórios, portanto, procure não vestir nenhum destes na entrevista de emprego.

Maquiagem

Opte sempre por cores mais neutras e claras. Dê preferencia para o pó e rímel. Tente parecer o mais natural possível. Assim, você demonstrará simplicidade e seriedade. Não use cores fortes. E caso escolha mais itens, é só lembrar de evitar o exagero. Lembre-se, você vai se vestir para para uma entrevista de emprego, não para balada.

Vestimenta

Para facilitar a escolha da roupa adequada para o processo seletivo, o dress code. Separamos algumas dicas básicas para você seguir. Assim, você irá se vestir de maneira apropriada, e evitará desconforto na hora da entrevista e será bem visto pelo recrutador.

  • Não use roupas rasgadas, sujas ou amassadas;
  • Não use roupas curtas, transparentes, muito decotadas ou que mostrem muito a pele (regatas, bermudas, saia curtas, roupas rasgadas, transparentes ou muito decotadas);
  • Não use roupas muito coloridas;
  • Use sapatos fechados;

Conclusão?

Enfim, podemos perceber diante das dicas que, menos é sempre MAIS. Não há necessidade de chamar atenção na hora de se vestir. Pelo contrário, isso pode prejudicar você na hora da seleção. O importante é estar limpo, e vestir roupas simples e adequadas.

Apesar de sabermos que não seremos avaliados somente pela vestimenta, ela faz parte da nossa apresentação, o que torna-se muito relevante na hora da impressão que iremos causar.

O seu desempenho no processo seletivo depende também da apresentação, do quanto você se sente confortável e seguro. Vestir uma roupa adequada é parte do conjunto de fatores avaliados. Portanto, sua apresentação pessoal terá grande peso. O profissional avalia o candidato do primeiro momento, até o último.

Não se esqueça de levar uma cópia do seu currículo atualizado. E estudar sobre a empresa pra ter um desempenho melhor.

Tudo isso vai mostrar pra ele se você tem o perfil adequado para fazer parte do quadro de funcionários da empresa ou não. Uma dica importante é, antecipe-se. Prepare-se antes, deixe tudo organizado.

Enfim, abra o guarda-roupa e escolha a sua melhor camisa. Agora que você já tem algumas dicas, certamente irá se sair bem.

Add Comment