Trabalho Voluntário, e os Benefícios na carreira e na vida

Já pensou em prestar um trabalho voluntário e surgiram algumas dúvidas? Nesse artigo, iremos esclarecer os benefícios que esse tipo de trabalho traz tanto para sua carreira quando para a sua vida pessoal. Ou seja, você só terá a ganhar.

Separamos 13 benefícios para você entender melhor porque o trabalho voluntário é tão gratificante traz bons resultados.

O que é trabalho voluntário?

É um trabalho realizado através do voluntariado, pessoa que desenvolverá atividade, sem remuneração. Ou seja, toda ação desempenhada é feita sem recebimento de remuneração.

Como funciona o trabalho voluntário?

Bem, como vimos, o trabalho voluntário é um trabalho sem remuneração, prestado por um voluntariado. O mesmo, fornece seus serviços e talentos, bem como seu tempo para ajudar pessoas. Exemplo,  suas atividades podem ser realizadas em hospitais, asilos, creches, escolas, e em diversas áreas.

Quais os benefícios na sua carreira?

1. Valores

Não tenha duvidas, o trabalho voluntário é extremamente reconhecido e valorizado pelas empresas.  Ao mencionar esse tipo de experiência em seu currículo, você demonstra que está empenhado também em projetos sociais, o que será sempre bem visto.

2. Prática

O trabalho voluntário irá lhe ajudar a adquirir experiência, mesmo que às vezes não seja em sua área. Por isso, somente o fato de participar, já é um ponto positivo para a sua carreira, visto que o voluntariado é um posicionamento que nos permite conhecer projetos atuantes e cheios de benefícios.

3. Experiência no seu ramo

Muitas vezes você pode encontrar no trabalho voluntário uma oportunidade que não encontrou ainda no mercado de trabalho. Por exemplo, escolhendo algo na sua área. Você irá colocar em prática o que aprende em sala de aula, e aumentar suas chances de conseguir uma vaga futuramente no mercado.

4.  Networking e o trabalho voluntário

Trabalhe seu Networking. Aproveite para desenvolver sua capacidade de comunicação e aumentar os seus contatos. Você encontrará muitas pessoas que certamente acrescentarão em sua carreira, portanto, mantenha relação com elas, isso abrirá um leque de novas oportunidades.

5. Enriquecimento acadêmico e profissional

Todas as experiências, sejam elas pessoais ou profissionais, são capazes de  nos transformar. O trabalho voluntário não é diferente. Desse maneira, você irá aperfeiçoar seus conhecimentos. Como falamos anteriormente, é uma grande oportunidade para colocar aprendizados em prática e aprimorar habilidades.

6. Aumentar as chances no mercado de trabalho

O trabalho voluntário é uma excelente qualificação profissional e experiência de grande peso. As empresas dão oportunidade e preferência para candidatos com experiência em um projeto voluntário. Visto que, os voluntariados são determinados, proativos e esforçados. Isso garante que você se destaque dos outros concorrentes.

7. Bem-estar e felicidade

Quem faz o bem, com certeza é mais feliz. Quando nos dedicamos aos outros, a sensação de ajudar, nos faz mais feliz, nos causando a sensação de prazer. Existem pesquisas e estudos comprovados cientificamente que comprovam isso, mas, basta olharmos nos olhos e sorrisos de quem faz trabalho voluntário.

8. Transformação pessoal no trabalho voluntário

Com esse trabalho, você irá aprimorar suas habilidades, mas além disso, irá aumentar a sensibilidade diante dos problemas sociais, exercitando a empatia. Irá praticar e entender o quanto é importante colocar-se no lugar do outro. Isso será enriquecedor no seu desenvolvimento pessoal, tanto durante quanto após a experiência.

9. Propósito de vida

Ao ajudar outras pessoas, nós doamos nosso tempo e habilidades, o que amplia nossos horizontes e nos faz enxergar mais sobre nós e o que nos move. Proporcionando maior entendimento, consequentemente, conseguimos alinhar nossos objetivos profissionais com o pessoais.

10. Comprometimento no trabalho voluntário

É o seu comprometimento que encherá os olhos do recrutador em uma possível entrevista de emprego, pois diante da sua experiência ele reconhecerá sua dedicação em prol dos outros. O que com certeza irá refletir na hora da contratação, pois ele sabe que tem na frente dele, alguém esforçado, um voluntariado.

11. Chance de desenvolver ideias

Geralmente, no trabalho voluntário, as instituições e organizações, permitem novas ideias. O desenvolvimento de ideias inovadoras é bem-vindo. Portanto, é a chance de você aproveitar a oportunidade e liberdade que têm em mãos e colocar em prática suas ideias para ajudar as pessoas, e claro, a si mesmo.

12. Facilidade para lidar com situações adversas

Normalmente, no trabalho voluntário, é necessário que você lide com situações que talvez nunca tenha passado antes. O que é muito requisitado hoje em dia pelo mercado de trabalho, pois desta maneira, você desenvolverá auto controle. Aprenda sempre e absorva como superar os desafios. Você será sempre reconhecido por isso.

13. Possibilidade de conhecer outras culturas

Sim, o  trabalho voluntário pode ser realizado em outro país.  Invista nessa oportunidade e não tenha medo. Muitos países buscam pessoas de fora para esse tipo de atividade. Será uma grande chance de conhecer outra cultura e uma nova língua. A troca de conhecimento será muito boa.

Agora você sabe melhor sobre os benefícios desse tipo de trabalho, e já pode pensar em investir nessa atividade. Com certeza, será uma experiência enriquecedora e que irá acrescentar positivamente em seu currículo profissional e na sua vida pessoal.

 

Add Comment