Timidez: 11 Dicas pra você superar este hábito

Você é tímido? Se a resposta for sim, continue essa matéria. Aqui iremos dar dicas de como perder esse hábito e vencer a timidez de uma vez.

A timidez é uma característica comum. Apesar de não estar necessariamente ligada a um comportamento ruim, pode prejudicar em alguns sentidos, principalmente no trabalho.  Ela pode agir de forma negativa na sua personalidade e impedir que você alcance os resultados desejados. Portanto, vamos vencer a timidez?

Como superar esse hábito?

1. Primeiro passo para superar a timidez

Aceite. Ou seja, o primeiro passo para superar esse hábito é aceitar que você é uma pessoa tímida. A autoaceitação é com certeza o passo mais importante. Portanto, olhe para si mesmo, não sinta culpa. Respeite o seu tempo. Ser tímido não é um problema, e há diversas formas de superar esse obstáculo.

Aceite que você tem uma dificuldade,  entenda.  Pois você pode lidar com ela, com autoconhecimento e paciência.

Desta forma, você estará preparado para trabalhar nisso.

2. Não se compare

Embora você pense que é só você, existem muitas pessoas lutando para enfrentar a timidez. Não se inferiorize.  Você não é o amigo do lado. Cada pessoa é única, com suas qualidades e defeitos, medos e anseios. O importante é lembrar-se disso. Assim você irá evitar possíveis frustrações.

Ou seja, olhe apenas para si mesmo. Foque em você.

3. Enfrente a timidez

Já aceitamos, aprendemos a não nos comparar e agora temos que enfrentar. Portanto, não tenha medo. Procure ao máximo falar em público, participar em conversas entre os amigos, e se impor.

O medo é normal e precisa ser enfrentado. Não permita que esse sentimento te domine.  Então, lembre-se, você é maior que o seu medo.

4. Aproxime-se de pessoas

Pessoas tímidas costumam ser reservadas e introspectivas.

Por consequência da timidez, fica difícil se relacionar com outras pessoas. Porém, é ideal que aos poucos você vá se relacionando, interagindo com os colegas. Pois irá aumentar sua confiança, sendo assim, irá alcançar seu objetivo. Não tenha medo. Aos poucos, você consegue.

Além disso, iremos deixar truques para você vencer esse hábito. São exercícios simples e fáceis que podem te ajudar muito.

5. Truques diários para vencer a timidez:

  • Fale com o espelho
  • Leia em voz alta
  • Faça perguntas
  • Matricule-se em cursos (teatro, dança, algum esporte);
  • Peça ajuda
  • Faça coaching
  • Exercite sua inteligência emocional
  • Faça ligações e fale em público sempre que possível
  • Pratique o autoconhecimento
  • Libere sentimentos de tensão

6. Inteligência Emocional

Normalmente o que gera a timidez, é o medo. O receio de ser criticado abala a confiança. Portanto, para vencer esse sentimento, é necessário autoconhecimento e inteligência emocional. A inteligência emocional tornará você um profissional equilibrado, produtivo e confiante.

7. Crie desafios

Se desafie a fazer as coisas que você mais sente medo. Se for falar no telefone, por exemplo, faça o máximo possível de ligações. Obrigue-se aos poucos a falar mais. Se o seu maior medo for falar em público, obrigue-se a falar. Aos poucos, o medo vai diminuindo e sua confiança aumenta. Lembre-se, vá no seu tempo, o importante é começar.

8. Apresente suas ideias

Normalmente, as pessoas tímidas têm  medo expor suas ideias, simplesmente por medo de julgamentos. Tímidos mais retraídos pensam que sempre estão sendo avaliados, o que nem sempre é real. O mundo não gira ao nosso redor, e nem sempre as pessoas estão nos julgando. Mas, caso esteja sendo observado, não tenha medo de errar ou apresentar suas ideias. Todos estamos sujeitos a erros e consequentemente julgamentos. O que não mudará nada em sua vida.

9. Atente-se à sua postura

Visto que pessoas tímidas são introspectivas, geralmente, elas adotam uma postura curvada. A mudança vai além da mente, ela também será desenvolvida através do corpo. Ou seja, mude sua postura corporal.  Abra bem os ombros, solte as mãos e erga a cabeça, corrigindo a coluna. Nossa postura é o reflexo da nossa mente, dessa maneira você irá refletir confiança e estrutura.

10. Saia da rotina

Quebre a sua rotina. Tente fazer coisas que você não costuma fazer. Por exemplo, tente conversar com alguém que não conhece. Levante da mesa para tomar um café. Fale mais em uma roda de amigos. Faça amigos. Pergunte para alguém como chegar em algum lugar, por mais que você saiba o caminho. Enfim, mude sua rotina. Isso ajudará você a se acostumar com a novidade. Não sinta medo de ser você mesmo.

11. Acredite em você

Acreditar em si mesmo é um grande passo. Tenha segurança e considere suas habilidades. Se necessário, liste suas qualidades e tenha com você para ler sempre que precisar. Ao invés de se criticar por algum motivo, lembre-se de uma qualidade sua. Não tenha medo de apresentar suas ideias.

A timidez é uma barreira e parece difícil de vencer pra muitas pessoas, mas não é impossível. E siga aquele ditado, se der medo, vá com medo mesmo.

 

Add Comment