Teste Vocacional: qual a profissão perfeita para você?

O teste vocacional existe para te ajudar a escolher qual carreira seguir. E quem sabe a profissão perfeita pra você de acordo com sua personalidade. Confira abaixo como fazer o teste.

Contudo, é importante ressaltar, ao realizar o teste vocacional, responda as questões de acordo com os seus gostos, para que isso influencie no resultado do seu teste, resultando algo parecido com seu gosto.

Nesse artigo explicaremos melhor pra você o que é, pra que serve e como funciona o teste.

Pra que serve o teste vocacional?

O teste vocacional é como um jogo de perguntas e respostas. Onde você é o jogador e o teste analisa o seu comportamento e perfil de usuário. Após isso, ele determina uma profissão que chegue o mais próximo do que você se encaixa.

Portanto, não manipule o resultado alterando respostas que não sejam sobre você. Procure responder com sinceridade sobre si mesmo. Para que assim, haja um resultado parecido com a sua realidade e preferência.

Conforme for fazendo o testo, use a autoanálise. É importante, e você pode anotar seus pontos mais positivos ou negativos e aprender mais sobre você. Para ter uma visão mais ampla sobre si mesmo.

Além de auxiliar na busca da profissão. O teste pode também ser o confirmador da carreira que você já havia escolhido.

Caso o seu curso ou profissão tão sonhada caia como resultado, boas notícias! Você já está no caminho certo. Assim como, se você desejar uma profissão onde o resultado do teste tenha sido muito diferente. É melhor que você reveja e avalei seus conceitos e comportamentos.

Profissional e pessoal, são distintos, é claro. Mas na formação profissional, farão parte com suas características pessoais. É ideal analisar e se autodisciplinar. Pois desta forma, o sucesso virá, independente das diferenças.

Como funciona?

Em cada questão, você tem duas opções para escolher. Cada uma delas, irá se encaixar em um dos 16 grupos. Grupos esses que representam o seu perfil e sua forma de pensar. E é a partir daí que ficará mais fácil descobrir a sua profissão. Conforme você vai respondendo, na roleta esquerda irá mostrar o tipo de perfil no qual você se enquadra.

Pense bem antes de responder cada pergunta, leia com calma. Não há prazo de conclusão, e é permitido que você encerre e volte de onde parou. Tenha tempo, e faça com calma, assim, o resultado será satisfatório para a resposta que você busca.

Enfim, como mencionamos anteriormente, faça o teste com bastante atenção. Pois não há margem de erro. Se você responder alguma questão de forma incorreta, terá que voltar e realizar o teste novamente.

O resultado do teste vocacional

Ao concluir o teste vocacional, irá ser mostrado o seu tipo de perfil e quais profissões se encaixam nele. E além disso, você também poderá ler sobre a profissão e até mesmo famosos com o mesmo perfil que você.

Você irá notar que cada uma das profissões sugeridas, se inclui dentro de uma área. Ou seja, humanas,  ou exatas, arte, biológicas e entre outras.

As opções são feitas com base no gosto do usuário. O seu perfil poderá ser visto em vários lugares, porém, com uma profissão específica. Sendo assim, você consegue escolher qual profissão combina mais com seu gosto.

O que fazer com o teste de vocacional?

Bom, ao finalizar o teste vocacional, você deve entender e analisar o resultado. Foi positivo ou negativo pra você? Está contente com o resultado? Se dentro das profissões sugeridas, alguma te agradou, ótimo. O próximo passo é estudar as profissões e se encontrar na sua predileta.

Porém, em caso de insatisfação com o resultado, cuidado. Pois seu perfil pessoal pode ser muito diferente daquilo que você quer ou pretende ser.

Faça uma autoanálise. Você consegue entender e visualizar o motivo pelo qual você está naquela categoria? Às vezes, o usuário tenta manipular o teste para ter um resultado alinhado com o que ele deseja. O que não funciona muito bem, pois você pode estar longe do que quer se tornar.

Resultado positivo? Muito bom! Você acabou de descobrir mais um pouco sobre a sua personalidade e a profissão ideal pra seguir carreira.

Como fazer o teste vocacional:

Primeiramente, existem diversos testes diferentes. No entanto nós indicamos o do Guia do Estudante  sendo o mais completo e gratuito. Haverão 60 questões pessoais. Clique aqui, crie sua conta, e faça o teste vocacional!

Meu teste não combinou com o que eu quero, e agora?

Visto que o resultado pode ser diferente do desejado. Você pode dizer que desde pequeno sonha em trabalhar com isso, não há problema algum. O resultado apenas lhe mostra que você ainda tem muito a aprender. E precisa estudar mais sobre a profissão desejada.

É comum nos identificarmos com uma profissão e desenvolvermos carreira em outra. Isso acontece mais do que imaginamos. Mas, tenha em mente que por mais que o teste não saia como o esperado, o importante é aprender.

E é isso que o resultado negativo significa. Busque informações e estude muito sobre a profissão desejada. Pois somente assim, você se enquadrará nela.

Porém, se você estiver afim de expandir seus horizontes e conhecer novas áreas. Vale escolher uma das profissões que mais combina com a sua personalidade e mudar.

O teste vocacional tem como objetivo apenas dar uma luz. Um direcionamento para pessoas perdidas que não tem ideia de qual área seguir. E isso é normal. Mas o teste vem e mostra as habilidades e principais características do usuário. Para alinhar com a melhor profissão que se enquadre com as suas habilidades e preferências.

Entretanto, fique ciente. Somos seres em constante aprendizagem e podemos mudar, nos tornar o que queremos. Ou seja, se você já escolheu a sua profissão e o teste apontou outra, não se preocupe. E sim, desenvolva suas habilidades e transforme sua carreira.

 

Add Comment