Guia do Reservista: Saiba tudo sobre o alistamento militar

Ao se aproximar os 18 anos, os jovens começam a preparar-se para o alistamento militar… documento obrigatório que gera dúvidas, portanto, iremos ensinar tudo que você precisa saber para tirar sua reservista.

A Certidão de Reservista é um documento obrigatório para homens com 18 anos completos, adquirido através do alistamento do jovem, que representa que ele está na reserva do serviço militar, podendo ser exército, marinha e aeronáutica.

A Reservista significa que ele não foi selecionado para prestar serviço para o Serviço Militar Brasileiro, estando dispensado. Apenas o alistamento é obrigatório, porém, isso não quer dizer que o mesmo irá prestar o serviço, apenas apresentar-se.

Ao ser dispensado, o documento recebe um carimbo como comprovante de apresentação e junto dele, o motivo pelo qual ficará como reserva, que pode ser por exemplo por um motivo de saúde, religião, etc.

Porque tirar a certidão de reservista?

Por Lei, o cidadão é obrigatório a se alistar no Exército, Marinha ou Aeronáutica como dever e cumprimento de obrigação. A Reservista serve para comprovar a sua apresentação.

A ausência deste documento pode dificultar sua qualificação profissional. Não ser contratado por órgãos do Governo, possuir documentação para contratação em emprego, e até mesmo tirar passaporte. Portanto, a Reservista é um importante documento para o homem ao completar 18 anos, ela faz parte da sua vida adulta.

O que é o Serviço Militar?

Fazem parte do Serviço Militar, as Forças Armadas que são constituídas por Exército, Marinha e Aeronáutica, ambas assegurando a Defesa do nosso País, cada uma em sua respectiva área.

O que é a Reserva Militar?

A Reserva Militar é composta pelos indivíduos dispensados de servir o exército, porém, que podem ser convocados em caso de luta, guerra ou grande necessidade de defesa do País.

As forças militares são compostas por cidadãos que prestam serviço e consolidam uma carreira nas forças militares, já a reserva militar, fica disponível em caso da Nação precisar ou convocar.

Portanto, podemos exemplificar como a reserva de algum time, onde o jogador é solicitado em caso de necessidade. É assim que funciona no serviço militar. Ou, em caso de Guerra, todo o cidadão brasileiro é solicitado para defender o território.

Quem deve se alistar em 2020?

  • Jovens do sexo masculino
  • Brasileiros
  • Do primeiro dia de janeiro ao último dia de junho, ao completar 18 anos.

Aonde se alistar?

O jovem devem comparecer na Junta de Serviço Militar – JSM mais próxima de sua residência. E em caso de residir fora do País, o mesmo deve consultar uma Embaixada do Brasil ou Consulado.

eu quero trabalhar reservista serviçomilitar

Como tirar o certificado de reservista?

O jovem deverá comparecer no local indicado (JSM- Junta de Serviço Militar) com os documentos a seguir:

  • Certidão de Nascimento;
  • RG, no prazo de validade;
  • Carteira de Trabalho: se ainda não tirou a sua, compareça o mais rápido possível em um Poupa Tempo e agilize essa parte do processo;
  • Comprovante de Residência; no seu nome ou em nome dos pais;
  • 1 foto 3×4 atual.

Tem como se alistar pela internet?

Com as facilidades que a internet nos traz, agora o jovem pode alistar-se online. É muito fácil e você consegue agendar para tirar a reservista em apenas um clique.

  • Primeiro passo para alistamento online, clique aqui.
  • Na parte central da tela, você clica em QUERO ME ALISTAR
  • Ao ser direcionado para a segunda tela de consulta, você irá informar em qual situação encontra-se
  • Após isso, digite o seu CPF, data de nascimento e nome da mãe.

É simples, e as próximas telas indicarão tudo que você precisa fazer, leia atentamente e facilite o seu alistamento para garantir a sua reservista dentro do prazo determinado por Lei.

Não tirei a reservista no prazo, o que devo fazer para regularizar?

Caso você não tenha se apresentado ou esteja com os carimbos em atraso na Carteira de Reservista, compareça o quanto antes na Junta para regularizar a documentação.

Em caso de dúvidas, acesse o site oficial e tire suas dúvidas sobre o serviço militar.

Agora você já sabe o quanto é importante estar em dia com o alistamento militar, avise os seus amigos que irão completar 18 anos e compareçam em uma Junta de Serviço Militar dentro do prazo determinado.

É importante estar dentro da Lei, pois assim você pode prestar concursos públicos, conseguir um emprego, tirar o seu passaporte caso pretenda fazer uma viagem, assinar contratos, e tudo aquilo que a maioridade permite, pois caso você não se apresente, nada disso será possível.

Não perca tempo, separe os documentos e procure a Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência para tirar a Carteira de Reservista!

Add Comment