6 Dicas para identificar um Relacionamento Abusivo no trabalho

Está com problemas no trabalho? Seu colega de trabalho gosta de manter um relacionamento abusivo? Aprenda como agir em situações como esta!

Conviver em sociedade não é fácil. Principalmente com pessoas que são muito tóxicas e que trazem comportamentos hostis. Contudo, se isso ocorre no local onde você trabalha. Existem algumas práticas que podem te ajudar!

Para isso criamos este post para que você aprender a analisar as situações. Assim, fique com a gente e descubra como se livrar deste problema em seu ambiente de trabalho!

O que é um relacionamento abusivo?

Relacionamento abusivo é um jogo de controle mental. Ele acontece quando duas pessoas possuem muito contato uma com a outra. E neste uma tenta controlar os sentimentos da outra.

Esse controle é maléfico, pois as reações sempre são negativas. Em alguns casos podendo chegar a agressão física, e até mesmo a morte.

Dentro de uma empresa e organização, isso pode ser um pouco mascarado. Onde, a pessoa jogará com o outro como se fosse um competidor.

Assim, sabotando ou até mesmo desestabilizando emocionalmente seu parceiro de equipe. Esse tipo de comportamento é repudiado.

Sabemos que devemos eliminar qualquer contato com esse tipo de relacionamento. Lembre-se que você não é obrigado a ficar em uma situação desagradável. Principalmente no trabalho.

Como identifico um relacionamento abusivo?

identificar um relacionamento abusivo pode ser um pouco difícil no começo. Mas você deve se atender em todos os sinais:

1. Competitividade excessiva

Um pouco de competitividade é até mesmo saudável dentro do mercado. mas tudo possui um limite e quem determina o limite é você. Lembre-se disso.

Portanto, se você se sentir ameaçado ou até mesmo pressionado por alguém no trabalho. Atente-se. Esse comportamento pode chegar a um problema muito maior. Onde você poderá ser sabotado!

2. Invasão de privacidade

Se por algum motivo algum colega anda espalhando fofocas sua? Seja ela no seu ambiente profissional ou pelas redes sociais da empresa. De forma que venha denegrir sua imagem ou machucar seus sentimentos, atente-se.

Esse tipo de comportamento é bastante abusivo. Principalmente se o que é contado é sobre sua vida pessoal. Assim, se você estiver dentro desta situação entenda você está dentro de algum relacionamento abusivo.

Lembre-se que ali é seu ambiente de trabalho. Qualquer assunto não pertinente sobre o assunto é totalmente desnecessário e intimidador.

3. Não te ajuda com trabalhos

Se o seu colega se recusa a trabalhar corretamente em uma atividade em conjunto, atente-se. Esse tipo de comportamento também pode ser abusivo. Pois ele está deixando tudo em suas costas.

O ambiente de trabalho tem que ser cooperativo. Se o mesmo te evitar, e não te dar um encaminhamento ou auxilio ele pode te fazer mal.

4. Você é ignorado

Se uma pessoa não te da ouvidos e ignora também pode ser considerado abusivo. Portanto, ao ocorrer pense em uma providência. Assim você possa sair deste problema e trabalhar em paz.

Como dito a cima o ambiente de trabalho deve ser cooperativo. A falta do mesmo poderá te trazer problemas ou excluindo você de um meio.

5. Qualquer insinuação sexual

Seu colega de trabalho fez qualquer insinuação sexual você poderá tomar uma atitude. Esse tipo de prática é completamente excluído do ambiente de trabalho. Portanto ao se sentir mal com insinuações sexuais no trabalho, atente-se. Você poderá agir sobre essa situação caso possua provas.

6. Violência

Se você foi ameaçado, atacado, ou sofreu algum tipo de abuso físico. Você deverá tomar uma atitude imediata. Essa situação é um crime e poderá levar até em processos, e até mesmo resultando em prisão. Por isso ao ficar nesta situação você deverá seguir uma de nossas dicas imediatamente.

O que fazer se estou em um Relacionamento Abusivo?

Ao detectar um relacionamento abusivo, seja seu ou de algum colega, você deve tomar uma providência. Entretanto, será necessário analisar a situação e ver qual atitude e mais viável.

Afaste-se

Em alguns casos, principalmente quando você percebe a intenção da pessoa rapidamente, apenas se afastar funciona. Portanto evite contato com a pessoa e fale apenas em momentos de extrema importância.

Assim você evitará dar liberdade e então manterá um distanciamento entre você e a pessoa.

Situações possíveis para essa providência

  • Piadas desagradáveis frequentes.
  • Comportamento agressivo, muito exagerados ou preconceituosos.
  • Diminuição de colegas.
  • Arrogância.

Converse diretamente com a pessoa

Em alguns casos, a pessoa pode não perceber o seu comportamento abusivo ou você pode encontrar uma abertura para tocar no assunto. Neste caso você deverá ser bastante calmo e falar isso de forma mais diplomática possível.

Lembre-se que sua intenção é se livrar do relacionamento abusivo e isso pode ser eliminado sem perder o laço com a pessoa. Assim lembre-se de ser educado, e entender o lado da pessoa. Desta maneira você poderá não só encerrando os abusos, mas também ganhando um colega.

Situações possíveis para essa providência

  • Colegas que são abusivos que não percebem suas atitudes.
  • Colegas que são abusivos por querer. Contudo você fez uma boa ação e poderá falar sobre isso.
  • Quando você não aceitar mais esse comportamento e não ligará de tomar providência maiores.

Fale com um superior sobre o relacionamento abusivo

Se esse relacionamento abusivo te atingir muitas vezes você poderá tomar uma atitude. Contudo, tente sempre usar as mencionadas anteriormente. Desta maneira você poderá usa-la como segunda advertência. Assim o agressor poderá entender aos poucos sobre suas atitudes, e diminui-las. E até mesmo para-las.

Todos temos defeitos e as vezes é difícil perder hábitos. Desta maneira você deverá ter paciência, e perceber se a pessoa está melhorando. Conforme as etapas não funcionarem você deverá ir aumentando a seriedade do caso.

Agora, se ele não estiver mudando ou evitando ser abusivo, fale com um superior. Desta maneira isso também será problema dele e ele irá tomar uma atitude. Lembre-se que ele pode ser demitido e portanto ser prejudicado também.

Caso o comportamento não mude, faça a denuncia ao superior sempre que acontecer. Desta maneira ele poderá demitir o funcionário.

Situações possíveis para essa providência

  • Ao se alvo de piadas de mal gosto.
  • Ao ser alvo de provocações sexuais não desejadas.
  • Ao ser alvo de fofocas espalhadas.
  • Ao não se ajudado em atividades em conjunto.
  • Ao ser constantemente ou propositalmente ignorado.
  • Ao ser constantemente ou propositalmente diminuído.
  • Ao ser constantemente ou propositalmente prejudicado no seu trabalho.
  • Ao ser xingado verbalmente.
  • Ao ser ameaçado verbalmente.

Denuncie

Em casos mais sérios que você tenha como provar, você poderá até mesmo denunciá-lo. Neste caso, você deverá ir até a delegacia mais próxima. Leve as provas para fazer o boletim de ocorrência.

Aconselhamos tomas esta atitude caso tenha avisado o seu superior ao menos 3 vezes sobre o problema. Contudo você deverá analisar a situação. Se for um crime você deverá ir imediatamente a polícia, e faça um boletim de ocorrência.

Situações possíveis para essa providência

  • Ao ser ameaçado fisicamente.
  • Ao ser agredido fisicamente.
  • Ao ser ameaçado verbalmente.
  • Abuso sexual.
  • Ameaça sexual.
  • Chantagem sexual.
  • Roubo.

Add Comment