Redes Sociais: E sua influência no mercado de trabalho

Você usa suas redes sociais apenas para questões pessoais? Cuidado, muitas empresas antes de contratar vasculham suas redes para ver se seu perfil se encaixa com a vaga.

A tecnologia vem avançando e com isso todos precisam acompanhar, até mesmo as empresas. Conforme as pessoas vão se adentrando cada vez mais no mundo virtual, as empresas como estratégia fazem suas publicidades lá.

Além disso, a internet também é uma ótima ferramenta para estudos, logo, as redes sociais podem dizer tudo sobre alguém. Desta maneira, as empresas, a fim de conhecer melhor seu candidato, vasculham as redes a fim de descobrir a compatibilidade da vaga com o candidato.

O que as empresas querem saber?

As empresas ao olhar suas redes sociais, vão atrás de alguns pontos que devem ser considerados para a contratação, onde a intenção é conseguir pontos a mais para o candidato. Para isso eles irão olhar os seguintes pontos do candidato

  • O tipo de conteúdo que ele se interessa e se o mesmo se encaixa com as políticas da empresa.
  • Encontrar contatos no perfil do candidato que sirvam de referências.
  • Analisar se o histórico profissional do candidato.
  • Buscar novos profissionais com perfis parecido ao seu.

Desta maneira a empresa poderá optar por te contratar ou encontrar um novo candidato. Com isso você deve tomar muito cuidado com a maneira que você usa suas redes sociais. Lembre-se que um trabalho bem feito e desenvolvido, sempre será admirado, portanto, faça isso até em suas redes sociais.

Quais Redes Sociais podem ser vasculhadas?

As redes sociais são diversas, contudo cada uma tem o foco em alguma coisa e a empresa irá olhar todas ou só as que tem haver com as condutas da empresa. Com isso você deve saber cada rede social e o que é analisada pelas empresas através delas

Facebook

Sendo a primeira rede em destaque, ela será a primeira a ser analisada. Isto ocorre pois é a rede mais utilizada pela a população e existem mais informações do que as demais. Portanto, com o facebook é possível analisar amigos, publicações, quem a pessoa segue, o que ela curte e muitas outras coisas. Assim ficará muito mais fácil para empresa analisar o perfil do candidato.

Além disso o facebook conta com diversas ferramentas, onde, não só a empresa, mas você poderá estudar sobre os locais onde você deseja trabalhar.

LinkedIN

Sendo a rede social com foco no profissional, também é a rede social que irá falar muito sobre você. Contudo, se você não possuir essa rede, você poderá ter problema, pois a empresa poderá te ver como alguém despreparado. Deste modo, caso você não tenha uma conta na rede, crie ela imediatamente.

O LinkedIN é uma rede social que serve como um currículo, nele, será possível que você colocar todas as suas experiências, formação e até adicionar colegas de trabalho. Essa rede dirá muito sobre o seu profissional, pois nele terá todas as informações necessárias que as empresas procuram.

Instagram

A rede social conhecida por ser um álbum de foto particular, pode ser também consultada no processo seletivo. Contudo depende muito da empresa e da vaga que você está se candidatando. Portanto é importante que você tenha um perfil arrumado com boas fotos, além disso a quantia de seguidores pode ser algo atrativo para a empresa.

A quantia de seguidores irá informar a empresa quantas pessoas você influência virtualmente, e assim, o número de pessoas que você consegue alcançar. Desta forma a empresa poderá usar deste seu artificio para conseguir mais clientes dentro da empresa.

Porque a empresa investiga minhas Redes Sociais?

Antigamente ao fazer uma entrevista, a empresa pedia que você fornecesse os dados pessoais de pessoas que serviam de referências de trabalho ao candidato. Contudo, essa prática acabou se tornando inútil, onde, os candidatos forneciam dados de pessoas próximas que dariam boas referências.

Desta maneira, a empresa não ficará sabendo exatamente como o profissional trabalha, pois o retorno pode ser influenciado. Assim, como forma de se previr as empresas decidiram procurar esses dados por conta própria.

Por esse motivo as empresas decidiram usar as redes sociais, onde eles irão analisar por conta própria as referências do candidato.

Desta maneira, as pessoas que servirão de referência serão ex-chefs ou pessoas que trabalharam com ele.

Tome cuidado com o que é postado nas Redes Sociais

Se você é uma pessoa muito desbocada ou descontraída isso poderá ser um problema. Portanto se você vai se inscrever em uma vaga estude sobre a empresa e suas políticas. Se a empresa defende posicionamentos diferente do seu, o risco de você ser contratado é menor.

Além disso, tome cuidado com conteúdo erótico, preconceituoso e de má índole. Esse tipo de conteúdo não é profissional e a empresa poderá determinar que você é desagradável de lidar.

Desta maneira, ao postar qualquer coisa no seu facebook, por mais que seja pessoal pense direito. Enfim, as redes sociais servirão como um resumo do tipo de ser humano que você é. Desta maneira o ideal é que você use essa ferramenta ao seu favor, postando apenas conteúdo relevante e interessante.

Add Comment