Recursos Humanos: qual a função do RH em uma empresa?

Quer saber mais sobre o profissional da área de recursos humanos? Pra que serve, como funciona, quais as tarefas desta profissão? Como trabalhar nessa área? Veja neste artigo.

Certamente em algum momento você já se perguntou sobre as funções desse setor em uma empresa, seja para trabalhar na área quanto para conhecer melhor o funcionamento.

Esse artigo foi criado com a finalidade de responder suas dúvidas sobre algo importante em qualquer empresa e carreira: o profissional de recursos humanos.

É por meio deste profissional ou quadro de funcionários que há uma relação eficaz entre empregado e empregador, ou seja, o que impacta diretamente nos resultados da empresa, diante disso a sua importância.

O termo também é conhecido como Administração de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas, Gestão de RH,  etc.

Porém, algumas empresas usam as siglas DP, ou seja Departamento Pessoal.

Pra que serve o RH?

Antes de tudo, em uma seleção, qual o nosso primeiro contato em uma empresa? É provável que profissional do RH.

Visto que toda instituição conta com colaboradores, os mesmos precisam ser geridos e norteados segundo os objetivos e metas da empresa, o RH tem essa finalidade.

O profissional de Recursos Humanos não apenas administra os comportamentos internos, bem como usa suas habilidades para potencializar o capital humano na organização.

Atualmente, o profissional de recursos humanos vem sendo valorizado e também requisitado nas organizações.

Dessa forma, o setor de recursos humanos tem a responsabilidade de realizar muitas atividades, em princípio acreditamos que é somente o recrutamento e seleção de colaboradores, mas a função desse profissional atinge outros pontos importantes na empresa.

Portanto, quando pensamos em treinamento, cargos e salários, qualquer tipo de comunicação interna, atração e retenção de talentos, segurança do trabalho, etc.

E além disso, esse profissional está ativamente ligado às reuniões, ao planejamento estratégico e decisões com os diretores da empresa. Desenvolvendo assim, um bom Networking dentro da empresa.

Como funciona o RH dentro de uma empresa?

O RH dentro da instituição é o setor responsável pelo relacionamento entre a empresa e o funcionário. É ele quem deve melhorar os resultados da empresa com base nas pessoas, alinhando as políticas de Recursos Humanos com a estratégia da organização.

Os profissionais responsáveis pelo setor de RH devem focar em criar políticas de convivência entre funcionários e superiores.

Bem como, transformar o ambiente de trabalho em um lugar prazeroso para todos, prezar pela comunicação interna efetiva e criar iniciativas de valorização dos colaboradores, atuando para que eles estejam sempre engajados e motivados.

Quais as tarefas de um profissional de RH?

As tarefas sempre são baseadas no relacionamento empregador e empregado,  ou também o público, mas isso varia de uma instituição pra outra.

Portanto, selecionamos a seguir algumas das tarefas designadas ao profissional de Recursos Humanos na empresa.

  • Admissão e demissão de funcionários.
  • Direitos trabalhistas
  • Folha de pagamento, tributos e benefícios.
  • Avaliação de desempenho dos colaboradores.
  • Facilitar a comunicação e solucionar conflitos internos entre funcionários.
  • Execução de promoções internas.
  • Aplicar advertência a funcionários.
  • Auxílio na criação de projetos de inclusão na empresa.

Portanto, podemos concluir que um funcionário de RH,  não só recruta e seleciona pessoas, o seu papel vai além disso, mas também auxilia na qualificação dessa seleção.

Como posso trabalhar na área de Recursos Humanos?

Caso você tenha pensado em ser um profissional de RH, é primordial que realize uma pesquisa completa com informações sobre essa área. Por isso, a fim de ajudar você, temos algumas dicas primordiais de como você pode tornar-se um profissional de Recursos Humanos.

Recursos Humanos é um setor importante. E principalmente em grandes empresas é considerado fundamental. Dentro do funcionamento da instituição consegue auxiliar muito mais rápido em todos os processos que giram em torno do capital humano – a parte essencial de uma empresa, pois são os funcionários.

Primeiramente, separamos alguns cursos dos quais você pode gostar e pesquisar mais sobre.

  • Administração
  • Psicologia
  • Assistente Social
  • Gestão de Recursos Humanos
  • Relações Públicas
  • Pedagogia
  • Jornalismo
  • Direito.

Assim como as faculdades, hoje em dia também existem os cursos técnicos. Às vezes para você que pretende iniciar na carreira, torna-se válido para uma breve experiência com a área.

Você deve estar se perguntando nesse momento, como é o acesso ao mercado de trabalho para quem pretende trabalhar nessa área, sem dúvida, o campo é amplo.

Só pra exemplificar, você pode escolher entre instituições públicas, privadas e do terceiro setor, Indústrias ,comércio e também, empresas de consultoria.

Bem, agora você já sabe quase tudo sobre um profissional de RH.

Portanto, faça como eles, ou seja, busquem mais conhecimento e alinhem-se da com o que a empresa espera do quadro de funcionários, uma postura adequada, eficiência e organização.

Assim sendo, sabemos que profissional de RH precisa atualizar-se constantemente. Visto que dentro de uma empresa ele exerce inúmeras competências.

Sendo elas como conhecimento a respeito das relações humanas, gestão, administração, mercado corporativo, economia, negócio, entre outras funções importantes para gerir um negócio da melhor maneira.

E aí, o que você achou da carreira de Recursos Humanos? Compartilhe suas idéias!

 

Add Comment