Prorrogação de dívidas – 5 bancos para fazer a solicitação

Você sabia que devido a pandemia do Corona Vírus  que estamos enfrentando, além do auxílio emergencial, uma das medidas para nos ajudar a enfrentar financeiramente é a possibilidade de prorrogar algumas dívidas?

Sim, alguns dos maiores bancos do Brasil bancos irão permitir a prorrogação de dívidas. Saiba quem está incluso e quais são os 5 (cinco) bancos que irão permitir o pedido.

Corona Vírus e as dívidas

Uma das maiores preocupações causadas pela pandemia, além de ficar doente, são como ficarão as nossas dívidas.

Com o aumento das demissões, o desemprego, a quarentena nos obrigando a ficar em casa, muitos estão desesperados para saber o que fazer com as contas chegando.

Alguns de nós, temos além das contas diárias e boletos para pagar, os empréstimos bancários e financiamentos.

Clientes de 5 bancos poderão solicitar a prorrogação de dívidas pelo período de 60 (sessenta) dias, após o vencimento.

Isso significa que você irá adiar o pagamento das suas contas pelo período determinado. Essa renegociação foi autorizada pelo CMN que é o Conselho Monetário Nacional.

Quando menciono contas, não são dívidas já em atraso. E sim, adiar o pagamento das dívidas entre o cliente e o banco, diminuindo o impacto que a pandemia gera para a população. Também não estão inclusas contas de água e luz.

Quem pode solicitar a prorrogação de dívidas?

Clientes dos maiores bancos, sendo deles, Caixa, Bradesco, Santander, Banco do Brasil e o Itaú Unibanco.

O objetivo dessa medida é amenizar os impactos sofridos financeiramente por conta da crise do Corona vírus.

Existem algumas questões que devem ser analisadas nesse tipo de solicitação, como a cobrança de juros.

Além disso, são determinados tipos de clientes que podem fazer o adiamento, como pessoas físicas e micro e pequenas empresas. A solicitação pode ser feita para dívidas entre o cliente e o banco, para contratos válidos e pagamentos em dia.

Para facilitar, separei pra você as maiores dúvidas em relação ao adiamento, elas foram respondidas pela FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos.

Dúvidas sobre adiamento de dívidas

São diversas as dúvidas relacionadas a prorrogação de dívidas, indico que você sempre opte por entrar em contato diretamente com o banco para esclarecer cada uma delas.

Essas dúvidas foram respondidas pela FEBRABAN.

Quais bancos oferecem a possibilidade de prorrogação de dívidas?

São 5 (cinco) bancos.

  1. Banco do Brasil
  2. Caixa Econômica Federal
  3. Santander
  4. Itaú
  5. Bradesco

A prorrogação das dívidas não ocorre automaticamente. É necessário que o próprio cliente solicite o mesmo.

Como solicitar a prorrogação das dívidas?

Você deve entrar em contato com o banco que você é cliente para explicar o seu caso. E também, entender como funcionará a prorrogação de 60 dias. É a própria instituição que define a data para pagamentos. Você deve estar com os pagamentos em dia para fazer a solicitação.

Preciso ir até o banco para solicitar a renegociação?

Não. Inclusive, sempre que possível, evite sair de casa. Saia somente por questões de necessidade. Você pode solicitar a prorrogação de dívidas de outras maneiras, explicarei abaixo como entrar em contato.

Quais os tipos de dívidas válidos para solicitar prorrogação?

Dívidas de crédito entre a instituição e o cliente. Como por exemplo, financiamentos de crédito. Mas para saber especificamente, você deve entrar em contato com o banco.

Quais as dívidas que não entram na prorrogação?

Não estão inclusas dívidas como conta de água, luz, telefone e internet. Também não estão inclusos clientes com dívidas de cartão de crédito ou cheque especial.

Qual será o juros para quem solicitar a prorrogação de dívidas?

Cada banco terá sua porcentagem específica. Ao entrar em contato e solicitar, lembre-se de ficar atento aos valores de juros. Tudo dependerá do caso do cliente. Portanto, não há como definir isso antes.

Como solicitar a prorrogação de dívidas?

Para solicitar a medida da prorrogação de dívidas, você deve entrar em contato diretamente com o seu banco.

Você pode utilizar os seguintes meios de canais de atendimento:

  • Redes sociais: Instagram, Facebook e as outras redes utilizadas pelo seu banco.
  • Aplicativos: os aplicativos bancários são uma ótima opção de contato entre cliente e banco. Você pode utilizar o aplicativo e buscar as opções de contato.
  • Canais de atendimento telefônico: os canais para contato telefônico com o banco estão funcionando normalmente. Para saber o telefone, clique aqui e tenha acesso a lista completa dos números para atendimento.
  • Entre em contato com o gerente: essa é uma ótima opção e coloca você em contato direto com o responsável. Ligue para o seu gerente e solicite o adiamento e todas as informações necessárias para a solicitação.

Atenção! Uma dica  super importante: opte sempre pelos canais oficiais de atendimento do seu banco. Evitando assim, o risco de sofrer com golpes. Não clique em nenhum link enviado por estranhos.

Agora que você já sabe sobre a prorrogação de dívidas, é interessante que caso você não precise, compartilhe esse artigo com os seus conhecidos, alguém pode precisar.

Esse é um momento complicado onde devemos nos ajudar, assim fica mais fácil passar por tudo isso. 😉

Add Comment