Procrastinação: Entenda como ela pode afetar em seu trabalho

Já ouvimos muito sobre procrastinação. Contudo, poucos sabem realmente o que ela é ou o que pode causar. Pensando nisso vamos esclarecer o que é procrastinar e como este hábito pode afetar seu ambiente de trabalho.

A procrastinação é um problema que vem incomodando a humanidade há muito tempo! Podemos perceber a procrastinação de vários momentos. Por exemplo, leve em consideração uma área da sua vida que você está insatisfeito. No trabalho, família, coisas que deseja fazer e etc. Agora perceba que enquanto você não está fazendo algo para mudar você está procrastinando.

Contudo estar insatisfeito não irá te ajudar a resolver esta pendência. Você deverá rapidamente entender que precisa melhorar esse ponto. E assim tomar uma atitude.

Pensando nisso nós iremos te ajudar a pontuar o que é a procrastinação. Desta forma você poderá enxerga-las em sua vida e finalmente sentir aquela paz de espírito que tanto precisa.

A procrastinação

Tenha em consideração que a o ato de procrastinar ocorre quando temos uma tarefa para executar e não tomamos providências concretas para a solução daquilo. É como se estivesse uma força maior que não nos deixa desenvolver aquilo e acabamos por deixar ela como está.

Contudo, existem algumas práticas que poderão te ajudar a evitar esse problema. Contudo é preciso motivação e força de vontade.

Para que você não sinta esse sentimento que muitas vezes nos faz sentir-se inútil ou incapazes. Você precisará entender que será um processo, por onde você passará por algumas fases. Você precisará entender como o sentimento funciona e assim domina-lo a fim de não sofrer mais com ele.

Como eliminar a procrastinação?

Para começar a eliminar a procrastinação. Primeiramente, você deverá entender que isso depende única e exclusivamente da forma na qual você leva a sério essa atividade. Portanto, lembre-se que ela deverá tornar-se o seu maior rival. E que para soluciona-lo, você deverá leva-lo muito a sério.

Portanto entenda que esse processo demorará vários dias e será uma luta que você deverá levar continuamente até vence-lo.

Tenha consciência do problema da procrastinação

Essa é a primeira etapa do processo! Nele você receberá o “estalo” de que precisará melhorar. Portanto, ao descobrir que um problema apareceu. Você deverá entende-lo por completo e começar a criar estratégias para resolve-lo.

Nestes caso você deverá utilizar a sua interpretação. Pois são vastos os motivos da procrastinação, por exemplo:

  • Pode ser um amigo inconveniente que você deseja se afastar. Mas que sente que o deve muito pela a amizade.
  • Pode ser uma especialização que você tanto deseja. Embora nunca teve coragem ou dinheiro para ir faze-lo.
  • Pode ser aquele trabalho que você sempre está empurrando e sempre acaba voltando. fazendo você adiar o inevitável.

Enfim, são diversos, você deverá entende-lo para que assim possa ir para a próxima etapa.

Crie uma solução viável para a sua procrastinação

A segunda etapa será criar uma maneira de resolver esse problema de forma saudável! Neste momento, se você estiver muito cego ou confuso sobre a situação é bom procurar um amigo.

Portanto esclareça a situação e tente encontrar uma solução saudável, pois muitas vezes não possuímos o conhecimento para solucionar aquilo, mas outras pessoas sim.

Assim, você encontrará uma solução, nem que seja provisória para arrumar este problema na qual acarreta sua procrastinação.

Respeite seu tempo

Em muitos casos as pessoas querem resolver a procrastinação com a velocidade e deve ser ao contrário. Lembre-se que esse problema está lhe seguindo a muito tempo. E você nunca o encara por saber que não está preparado no momento. Portanto, entenda que você deve leva-lo a sério e assim fazer ele dentro de seus limites.

Assim não se incomode se você demorar muito para soluciona-lo. Apenas lembre-se de fazer um pouco a cada dia. Assim você criará um hábito e melhorará aos pouco. Mudanças muito bruscas necessitam de situações bastante desesperadoras, portanto evite. Faça um pouco de cada fez, a fim de criar uma mudança saudável e gradual.

Por exemplo, veja o problema por inteiro e fragmente-o em várias atividades. Depois faça ela conforme você sinta necessidade. Contudo lembre-se sempre de fazer um pouco a cada dia, para que assim você sinta a necessidade de termina-lo logo.

Controle seus outros sentimentos

Sabe quando nos enganamos emocionalmente falando: “Hoje não estou bem, vou folgar”? Esqueça-o! Na verdade esse sentimento é a procrastinação te enganando. Tudo bem que você deve fazer o trabalho aos poucos. Contudo, você não pode deixar de fazê-lo nos momento que acha que deve.

Portanto ao sentir o desprazer de estar procrastinando. Quer dizer que você está realizando-o e então deverá tomar um partido sobre isso. No começo isso será desafiador. Contudo, ao passar se tonará algo prazeroso que irá te orgulhar.

Caso você se dê o luxo de não realizar a tarefa. Entenda que poderá voltar a entrar no ciclo vicioso da procrastinação. Na qual o sujeito sempre começa e para de fazer a atividade.

Lembre-se que a superação da procrastinação é a persistência, pois a mesma que irá educa-lo a não errar mais.

Saiba quando usar a procrastinação

A procrastinação pode ser um problema. Mas em alguns momentos ela é uma dádiva, e por isso não podemos excluir o comportamento de nossa personalidade, e sim saber usa-lo.

Em alguns casos precisamos de tempo para refinar nossas ideias. Ou chegar em momentos específicos em nossas vidas. Portanto, você deverá saber analisar quando você está procrastinando por preguiça ou por estratégia.

Além disso imprevistos também podem ocorrer e dificultar em sua evolução. Assim, ao ter problemas de atraso, considere e arrume uma maneira de reparar o dano.

Dê grau de importância em suas atividades

Todos possuem sonhos. Por mais que eles sejam prazerosos, eles podem ser muito difíceis e que precisam de muito trabalho para serem alcançados. Sendo assim, para atingi-los será necessário seguir um caminho. O qual você deverá percorrer antes de ter o preparo suficiente para realizar o sonho.

Desta maneira, você terá o seu sonho que é o mais importante. Mas que terá menos urgência de conclusão e as tarefas do percurso que serão mais urgentes e mais fáceis.

Portanto, conforme você irá realizando suas tarefas, você sentirá maior satisfação. Pois estará cada vez mais próximo de seu objetivo final.

Pense que é um jogo individual, onde você está jogando contra si mesmo. Testando seus limites e adquirindo mais experiência para conquistar o prêmio final.

Entenda que imprevistos acontecem

Ao fazer nossa trajetória idealizamos apenas o sonho e o que é preciso para alcança-lo. Contudo esquecemos que o mundo é enorme e que infinitas coisas podem acontecer. Assim, lembre-se de ser compreensível consigo mesmo e entender as mensagens que o universo nos trás.

Muitas vezes obstáculos aparecem para nos ensinar, E você deve tirar proveito do conhecimento que qualquer situação possa trazer.

Assim, sempre que algo novo acontecer que te atrapalhe e diminua sua produtividade, preste atenção. Coloque esse problema no caminho até a realização do sonho e o conclua como um novo obstáculo.

Desta maneira, por mais que aquilo não te ajude a avançar em seus sonhos. É uma barreia que o impede. Assim a eliminação dessa barreira irá abrir o seu caminho.

Desta maneira não se desmotive. Entenda que problemas acontecem e que você precisa soluciona-los. Lembre-se que você só está procrastinando quando não está fazendo nada a respeito para concluir seu sonho.

Contudo é necessário descansar e dar uma olhada na paisagem. Assim você também desfruta do mundo e tudo o que ele tem para te dar!

Faça Agora!

Pronto. Agora que você tem consciência de como o sentimento da procrastinação pode agir e como se proteger. Vá atrás de seu sonho e elimine todos os obstáculos que aparecerem no caminho! Assim você sentirá o prazer de se sentir completo e independente.

Add Comment