Como montar um bom Currículo: passo a passo

Quer aprender como montar um Currículo? Sem dúvida é o ponto mais importante antes da entrevista. Muitos candidatos ainda tem dúvidas de como criar um bom currículo e foi pensando nisso que vamos ajudar você.

Um currículo bem feito faz a diferença na hora da seleção. E além disso, é a primeira oportunidade que o candidato tem de mostrar suas qualidades profissionais. É onde os selecionadores podem te conhecer, bem como a empresa.

Quer saber como montar um Currículo?

Ser objetivo e descrever de forma  alinhada as  suas experiências e qualidades na carreira profissional  são pontos positivos. Montar um currículo é o primeiro e principal ponto que deve ser considerado, é o seu primeiro documento na carreira.

Aqui você aprenderá o passo-a-passo para ter o currículo ideal!

Pra que serve o Currículo?

O significado da palavra currículo já mostra a sua finalidade. A palavra se refere aos dados da situação pessoal, acadêmica e profissional de uma pessoa. Assim como as experiências de trabalho. Ele serve para transmitir ao recrutador as informações necessárias sobre a trajetória do candidato.

Ao contrário do que pensamos, o objetivo do currículo não é apenas ser um histórico das habilidades e experiências. Portanto, o objetivo principal é convencer o recrutador  para que você consiga a entrevista de emprego no processo seletivo em que está concorrendo.

Qual a importância de um bom Currículo?

Primeiramente, vale ressaltar os pontos mais importantes. O currículo precisa ser bem feito e atualizado.

Portanto, separamos aqui algumas dicas básicas:

  • O ideal é que o ele tenha no máximo 2 (duas) páginas . Alinhe nas duas páginas todas as informações pertinentes para o cargo escolhido;
  • Caso seja necessário para a vaga que você busca, a foto dever ser de boa qualidade. Bem como ter um formato profissional. Caso contrário, não coloque foto;
  • Posto que suas qualidades pessoais não são importantes no momento, por exemplo, dinâmico, um bom relacionamento interpessoal, não há necessidade de citá-las. Isso serão qualidades avaliadas durante o processo seletivo.
  • Em relação o 1° (primeiro) emprego, é válido que você coloque suas experiências técnicas, assim como na faculdade,  cursos, trabalhos voluntários, etc;

Passo-a-passo: etapas para montar um bom currículo:

1. Dados

Primeiramente, informe os dados corretamente. Nome completo, idade, estado civil, contatos, em caso de número para recado,  é importante que informe a pessoa que irá receber o recado. E-mail (endereço correto e atualizado). Atente-se, o e-mail pessoal não deve ser informal pois pode não passar credibilidade ao selecionador, exemplo gabriel_legal_sou@… Esse e-mail não é o ideal no caso do e-mail profissional.

2. Objetivo

Posteriormente, você irá colocar o cargo e a área. Esteja atento à vaga, ela deve condizer com a vaga a qual está se candidatando. É indicado que você escolha apenas um objetivo, pois o recrutador pode enxergar que você não sabe o que quer caso coloque muitas opções.  Siga alguns exemplos de objetivo são: Vendedor | Atendente | Recepcionista.

3. Competências e Habilidades

Aqui você vai enquadrar as qualidades profissionais ideais para o cargo. Ou seja, as suas experiências,  cursos  e habilidades. Esse é um dos momentos em que o recrutador pode interessar-se por você.

4. Experiência Profissional

Bom, agora é hora de mostrar o que você já vivenciou. É necessário colocar o nome das empresas, cargo e período trabalhado. Caso você decida-se por colocar as atividades designadas para o cargo, seja objetivo. Você deve colocar das experiências mais recente para as mais antigas.

5. Formação Acadêmica

Nome da Instituição de Ensino (faculdade), curso,  início e término. Em caso de incompleto, informar.

6. Idiomas

Coloque o idioma e o nível de cada um. Em alguns cargos, é necessário testar o nível de conhecimento do idioma.

7. Informática

Assim como no inglês, coloque o curso e indique o nível. Nesse caso é importante mencionar também o seu conhecimento técnico das ferramentas de informática e internet.  As vagas podem usar algum programa específico e nesse momento os recrutadores podem aplicar testes.

Clique aqui para montar seu currículo grátis

Como enviar meu currículo ?

Agora que você já sabe a importância de um bom currículo, basta enviá-lo aos cuidados do responsável de Recursos Humanos da empresa interessada ou para as vagas que interessam à você!!

Como podemos concluir, o currículo será sua apresentação, a porta de entrada para o mercado de trabalho, use com sabedoria. O recrutador irá escolher você para a entrevista diante disso. Ele não sabe suas habilidades e competências. Ele irá selecionar seu currículo de acordo com o que ele está buscando, atente-se. É primordial a objetividade.

Conforme aprendemos, após inserir as informações completas no seu currículo, é importante fazer uma rigorosa correção, onde você irá avaliar se os dados foram colocados corretamente e a ortografia e design (modelo).  Currículos com erros ortográficos podem ser descartados. Assim como aqueles que apresentam dificuldade para leitura pois não estão alinhados.

Pronto!

A ideia é aprender na prática. Agora que você já tem as dicas, corre lá…. Monta o seu currículo da melhor maneira , candidate-se as vagas de seu interesse e não se esqueça de estudar outras partes da entrevista como dinâmica em grupo. Boa sorte!

Add Comment