Jovem Aprendiz Caixa – Como se inscrever

Um dos maiores bancos do País está de portas abertas para o jovem que quer ingressar no mercado de trabalho, através do programa Jovem Aprendiz Caixa.

Conhece esse programa do Governo? Não perca tempo e saiba mais!

Vamos ensinar o passo-a-passo para você se cadastrar e conseguir o seu primeiro emprego logo. Confira.

O que é Caixa?

Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira, pública e responsável pelas operações brasileiras, sejam sociais ou particulares.

A Caixa como banco, oferece conta corrente, financiamento da casa própria, administra o FGTS (Fundo de Garantia), INSS e os programas sociais do Governo, como por exemplo o Bolsa Família.

Sendo um dos maiores bancos do País, está presente em muitos Estados, aumentando as possibilidades de conseguir um emprego em uma agência.

O que é Jovem Aprendiz Caixa?

O Jovem Aprendiz, é um programa do Governo, também pode ser chamado de Menor Aprendiz ou Aprendiz Legal. Regulamentado desde 2005, pela Lei do Aprendiz, o programa apoia jovens do Brasil inteiro a estudar e trabalhar, possibilitando a abertura do mercado de trabalho para jovens sem experiência.

Hoje, a maior dúvida do jovem, é como conseguir um trabalho sem experiência ou como estudar e trabalhar, a Lei do Aprendiz tem como objetivo, facilitar esse processo.

A Lei diz que qualquer empresa de médio ou grande porte, precisa ter no seu quadro de funcionários entre 5 à 15% de jovens ocupando suas vagas como aprendizes.

A jornada de trabalho é menor que a do trabalhador comum para conciliar o horário com os estudos. E além disso, serão oferecidos dois tipos de aprendizagem, a teórica e a prática. Falaremos sobre elas.

Aprendizagem prática e Aprendizagem teórica

A Aprendizagem prática acontece no dia-a-dia de trabalho do jovem aprendiz, onde dependendo da área em que ele for contratado, receberá as tarefas designadas à aquele setor. Como por exemplo, serviços auxiliares administrativos. Tirar cópias, organizar arquivos, auxiliar outro funcionário, entre outras tarefas.

A Aprendizagem teórica consiste no ensino que será oferecido por Instituição de ensino parceira. O jovem irá comparecer na instituição e receberá orientação profissional e será devidamente qualificado para entrar com tudo no mercado de trabalho!

As matérias podem variar de um lugar para o outro, mas no geral, são sobre português, matemática, conhecimentos gerais, trabalho em equipe, financeiro, etc.

Como podemos notar, o programa Jovem Aprendiz, oferece mais que uma vaga, e sim, a estrutura para o cidadão iniciar a vida no mercado sem se perder.

Por isso hoje, ele é um programa de extrema importância no mercado brasileiro, contando com milhares de jovens contratados espalhados pelo País.

Adolescente Aprendiz

Atualmente, a CAIXA declara que contrata somente menores de 18 (dezoito) anos, renomeando o programa para Adolescente Aprendiz e abrindo oportunidade para essa faixa etária.

E informa ainda em seu site oficial, que qualquer vaga relacionada a outra faixa etária de jovens em sites, não é verdadeira.

Quem pode ser um Aprendiz Caixa

Como atualmente a Caixa contrata apenas Adolescente Aprendiz, os requisitos são um pouco diferentes dos da maioria oferecida pelo programa. Confira:

  •  Idade entre 15 ou 17 anos completos;
  •  A Renda familiar deve ser de  até 50% do salário mínimo (per capita);
  •  No Mínimo cursando o 9º ano do ensino fundamental ou igual no EJA;

Benefícios Aprendiz Caixa:

  •  Salário: R$954,00;
  •  Auxílio-alimentação;
  •  VT (Vale-transporte);
  •  Férias;
  •  FGTS.

Inscrição Jovem Aprendiz Caixa

A inscrição para vagas de Jovem Aprendiz Caixa, acontece através de entidades parceiras da Instituição. Para se candidatar em uma vaga, o jovem deve procurar uma dessas entidades.

É a instituição onde o jovem faz o cadastro que irá escolher os jovens capacitados para a vaga em questão, selecionando-o para a Caixa.

Quais são essas instituições?

  • CIEE, RENAPSI, CESAM;

Você pode encontrar todas as instituições parceiras para cadastro, clicando aqui.

Pronto, agora basta se cadastrar e boa sorte!

O que fazer enquanto a empresa não liga?

Primeiramente, esteja sempre atento ao seu e-mail. Muitas empresas optam pelo contato via e-mail e caso você não acesse, pode perder a oportunidade.

Além disso, não se limite! Inscreva-se e cadastre-se em todas as oportunidades que encontrar.

Nós do Eu Quero Trabalhar, compartilhamos diversas vagas na Aba “Jovem Aprendiz”, basta você clicar e ver qual se encaixa com o seu perfil. E claro, realizar o seu cadastro.

Você pode se preparar. Não deixe nada para última hora.

Leia muito, esteja por dentro das notícias, mantenha o seu currículo atualizado e uma roupa legal para ir na entrevista quando for selecionado.

Às vezes, quando menos esperamos a empresa liga, por isso é importante que você mantenha tudo pronto e organizado em todos os momentos.

Aproveite o momento para estudar e buscar qualificação, leia todas as dicas possíveis, pois a falta de experiência não será um problema para você.

Além disso, seja paciente, pois logo encontrará a melhor vaga como jovem aprendiz para você.

Não deixe de nos acompanhar e confira vagas semanais para você se cadastrar como Jovem Aprendiz!  😉

O que achou desse artigo? Conta pra gente!

Add Comment