O ID Jovem é o benefício que fornece a jovens de 15 à 29 anos vagas exclusivas para viajar de graça entre os estados do País.
agora os jovens têm a oportunidade de adquirir o documento que facilita a viajar nas férias, oferecendo isenção ou desconto de 50% nas tarifas.
Além dessa possibilidade, o cadastro possibilita o pagamento de meia entrada em museus, teatros, cinema e eventos culturais.
Aproveite e realize o seu cadastro. Quer saber como?
Primeiramente… O que é o ID Jovem?
Regulamentado pela Lei de número 12.852/2013, o ID Jovem, ou Identidade Jovem é um documento que garante benefícios para os jovens entre 15 e 29 anos em eventos culturais e gratuidade ou desconto em viagens entre os estados do Brasil.
Quem pode solicitar o ID Jovem?
O benefício é dedicado aos jovens brasileiros.
Idade: entre 15 à 29 anos.
Não é necessário que o jovem seja estudante, apenas que a renda familiar seja de até 2 (dois) salários mínimos e tenha cadastro no CAD – Cadastro Único, também do Governo.
Como gerar o ID Jovem?
Primeiramente, como mencionamos, é necessário possuir o Cadastro Único.
O Cadastro Único, funciona como um serviço de coletas do Governo Federal para identificar famílias em situação de baixa renda.
Atualmente, o sistema também funciona fornecendo o número de NIS, para que o cidadão tenha acesso a projetos sociais governamentais, como no caso do ID Jovem.
Você pode comparecer em um CRAS mais próximo da sua residência e solicitar as informações necessárias para realizar o seu cadastro, que será a primeira fase do processo para adquirir o Id Jovem. Existem duas formas de como solicitar o ID Jovem e vamos ensinar cada uma delas.
ID Jovem pela Internet
Acesse o site oficial do programa e preencha com os dados necessários, inclusive o número do NIS.
Após isso, você vai gerar o cartão online e pode imprimir.
Pronto! Para usar os benefícios de viagens e meia-entrada, compareça à bilheterias com documento oficial com foto e o cartão.
No período de 30 dias após a utilização, você deverá fazer a renovação do cartão, imprimindo-o novamente.
ID Jovem pelo Celular
O primeiro passo é fazer o download do App do ID Jovem no seu smartphone, você irá completar os dados necessários e também precisará no número do NIS.
Em seguida, o sistema gera o seu cartão e você pode usá-lo pelo celular e nem precisa imprimir.
Mas, quais os outros benefícios que o ID Jovem oferece?
- Em viagens, o sistema oferece 2 (duas) vagas 100% gratuitas nos veículos de transporte nacionais, porém, apenas para viagens de um estado para o outro, podendo ser em Ônibus, Trens, etc.
- No caso de projetos culturais, o jovem têm direito ao desconto de 50%, meia entrada do valor dos eventos, como jogos, artes e qualquer tipo de evento cultural na sua cidade.
Esporte, Lazer e Cultura: Oferece 50% de desconto, meia-entrada, no valor cobrado tradicionalmente para eventos esportivos, artísticos e culturais.
O ID Jovem tem como objetivo esporte, lazer e cultura, e claro… Viagens!
Algumas dúvidas frequentes em relação ao projeto:
- E se as passagens gratuitas tiverem acabado? Nesse caso, você deve aguardar a próxima viagem, ou, optar por comprar a passagem no valor integral.
- Tem como adquirir passagem do ID Jovem pela internet? NÃO. Só tem como reservar a passagem com o benefício pessoalmente e diretamente no guichê de compra de passagens. Nenhuma empresa pode realizar reservar online e nem mesmo pelo telefone.
- Consigo utilizar meu ID Jovem com a interne do celular desconectada?
SIM. Você pode estar sem conexão pois seus dados ficam salvos, ou seja, caso tenha completado toda a fase do processo, é possível apresentá-lo sem conectar a internet do seu celular. - O ID Jovem é diferente da carteira de estudante?
SIM. São identificações e benefícios diferentes, afinal, para cadastrar-se no ID Jovem, não é necessário ser estudante. Além disso, as regras são totalmente diferentes. Ou seja, benefícios diferentes.
Inclusive, você pode ter os dois. - Tem como solicitar ID Jovem sem o número do NIS?
NÃO. O NIS é o que permite que você faça o cadastro, pois é esse número de identificação que regulariza e armazena dados das famílias de baixa renda junto ao Governo Federal. Para cadastra-se no programa, primeiramente você precisa do número de NIS. - Qual a regra para embarque?
Basicamente, você deve comparecer no guichê da empresa de viagens com o seu documento de identificação e ID Jovem, com antecedência, você poderá solicitar sua viagem.
É um projeto muito interessante, nos trás benefícios e é pouco falado. Portanto, compartilhe com todos os seus amigos e familiares para que todos possam usufruir do benefício de direito do cidadão.
O que achou deste artigo?
Bora viajar pelo Brasil usando o seu ID Jovem? Não deixe de garantir o seu acesso à lazer, cultura e diversão!