Home office – 15 dicas para trabalhar em casa

Se você vai trabalhar home office por causa do corona vírus e precisa se adaptar, confira essas dicas que eu separei pra você.

Algumas pessoas ficam com um pouco de medo. Outras em dúvida sobre o que fazer na hora de trabalhar em casa.

Mas, não se desespere, tenho 8 dicas para quem está trabalhando em casa.

O que é o home office?

Home, significa casa. Office, significa escritório. Ou seja, escritório em casa.

Atualmente, muitas empresas no mundo adaptaram-se ao estilo de trabalho home office. Isso acontece por diversos motivos. Um deles é o avanço da tecnologia e o crescimento do mercado de trabalho, e as inúmeras facilidades que trabalhar em casa possibilita para o funcionário e para a empresa.

Por um lado, a empresa não precisa arcar com gastos como aluguel, vale transporte, entre outros.

Assim como o funcionário que não precisa passar horas no trânsito ou transporte público, entre outros desconfortos que acontecem na vida do trabalhador.

Corona Vírus e o Trabalho home office

No Brasil e no mundo, muitas empresas tiveram que optar pelo trabalho em casa por conta do corona vírus.

A escolha foi para diminuir a contaminação do vírus e proteger a sociedade.

Porém, muitos funcionários não estão adaptados a esse tipo de trabalho.

Principalmente porque muitos tem seus companheiros e filhos em casa. Tem o cachorro, os vizinhos, as ligações, o Whatsapp, o barulho da televisão.

Mas eu vou ajudar você a trabalhar em casa. Confira as 8 dicas para quem vai fazer home office!

8 dicas do home office

1- Crie uma rotina

Se você costumava acordar, tomar banho, tomar café e ir trabalhar. Faça a mesma coisa.

Acorde, faça o que precisa e vista-se para o trabalho. Evite passar o dia de pijama. É gostoso, mas pode bater aquela preguiça.

É interessante que seu corpo em conjunto com o cérebro entenda: é hora de ir trabalhar!

Portanto, estabeleça sua rotina diária. Você vai acordar as 8hrs e começar a trabalhar as 9hrs? Ok. Faça dessa forma todos os dias.

2- Tenha uma lista de tarefas

Existem alguns programas destinados a organização das suas tarefas.

Caso a empresa que você trabalhe não use, você pode optar por fazer uso pessoal de um desses organizadores.

Eu uso o Trello para organizar minhas tarefas. Vale a pena dar uma olhada e ver se você gosta e se adapta. É bem fácil de usar.

Eu gosto de usar agenda também. Caneta e papel me ajudam muito. Eu anoto todas as minhas tarefas na agenda. Isso me ajuda a saber o que eu fiz e como está a minha produtividade.

Você pode escolher qual funciona melhor no seu caso, ou assim como eu, usar as duas formas.

3- Tenha pausas

Como se você tivesse trabalhando pessoalmente na empresa, respeite seus horários.

Faça o horário de almoço completo.  Sente-se, alimente-se bem e descanse.

Isso te ajudará a manter a rotina que tinha antes no escritório. Além de mantê-lo firme e forte no trabalho para o resto do dia.

Eu gosto de usar o meu horário de almoço para meditar, ouvir músicas, ler artigos do meu interesse. E algumas vezes, jogar palavras cruzadas.

Você pode continuar fazendo o que fazia no almoço da empresa, mas em casa.

Utilize o despertador do celular para marcar os horários e não esquecer.

4- Mantenha o foco

Isso quer dizer: não faça coisas que não faria no trabalho.

Só porque está trabalhando em casa, não quer dizer que pode por exemplo, trabalhar com a televisão ligada. Isso pode atrapalhar.

Faça somente aquilo que está acostumado a fazer no trabalho.

Evite usar o Whatsapp e outras redes sociais a todo momento.

Se você parar toda hora para fazer alguma coisa, nunca vai terminar o seu trabalho. Isso pode prejudicar sua produtividade e a empresa não irá gostar disso.

Fique longe de tudo aquilo que tira a sua atenção. Se for a TV, desligue. Se for o celular, desligue. É simples.

5- Alinhe as prioridades

Quais as tarefas com prazo? O que é mais importante terminar agora?

Sempre reserve um momento do dia para listar suas prioridades.

Opte por realizar as tarefas mais difíceis e com prazo primeiro.

Quando estamos em casa, bate aquela vontade de sair organizando tudo que não temos tempo para organizar por causa do trabalho, certo? Mas tenha hora pra isso também.

Faça isso somente no fim do dia ou quando tiver concluído tudo que precisava.

6- Comunicação

A comunicação é um ponto mega importante nesses dias longe da empresa.

Esteja atento para não deixar de responder dúvidas, atender chamadas. Acesse sempre o e-mail.

Enfim, esteja online.

Outro ponto importante da comunicação, é em casa, com sua família. Normalmente, eles não entendem.

Mas é necessário estabelecer um diálogo, onde todos respeitem o seu momento de trabalho.

7- Tenha um local para trabalhar

Home Office é trabalho em casa, mas não significa que você precisa fazer isso na cama!

Monte um cantinho para fazer o seu home office. Prefira um lugar fresco e com pouco barulho, para você conseguir se concentrar.

8- Não se cobre tanto, mas não procrastine

Evite a procrastinação. Ao estar em casa, temos a sensação de que podemos deixar para depois, mas isso pode ser um tremendo erro.

Portanto, faça no seu tempo, porém, dedique-se e não passe dias acumulando tarefas.

Existem as vantagens e desvantagens de trabalhar em casa, não é mil maravilhas como muitos dizem, a ideia agora é nos ajudarmos e você testar o que funciona melhor pra você.

Além desse artigo, se você tiver querendo trabalhar em casa, aqui tem um artigo onde eu falo sobre 7 opções de trabalho office .

E aí, como você têm se saído trabalhando em casa?

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