Estudar em casa – 6 dicas para estudar na quarentena

Se você está em casa em quarentena, devido à pandemia do Covid-19 mas precisa estudar. Esse artigo é para você.

Muitas pessoas têm dificuldade na hora que precisam estudar à distância, não sabem como começar ou manter o foco.

Diante disso, separei 6 dicas para você que precisa estudar em casa! Confira e enfrente essa época da melhor forma possível.

EAD – Ensino à Distância

Algumas instituições de ensino já ofereciam algumas matérias através do método à distância. Porém, com o início da quarentena por conta do Corna Vírus, fomos obrigados a ficar em casa.

Assim, as escolas e faculdades precisaram adaptar-se, e dessa forma, oferecer as aulas apenas de maneira online.

Alguns enfrentam algumas dificuldades ao estudar em casa, por diversos motivos. E você, como lida com isso?

Apesar de ser um momento difícil, precisamos nos adaptar juntos à realidade do que estamos vivendo. Existe apenas um jeito.

Portanto, caneta e papel na mão, anote essas dicas essenciais e vamos estudar em casa.

1- Rotina

Sugiro que antes de qualquer coisa, você estabeleça uma rotina. Seja para você ou para as crianças.

A rotina nos faz criar o hábito de realizar, não deixar para depois. Assumir a responsabilidade daquele dia e horário é muito importante. Principalmente, porque assim entendemos que aquilo é necessário ser feito. E passa a ser feito de maneira mais leve.

Por exemplo, se você estudava de manhã: acorde, tome um banho, vista outra roupa, como se você fosse ir realmente ao local onde estuda.

2- Local

Quando estamos em casa, a tendência é ficarmos mais preguiçosos, né? Mas não é por isso que precisamos simplesmente deitar e estudar na cama.

Encontre um local na sua casa, tranquilo, calmo, limpo e organizado.

Principalmente, que não tenha barulho. Um ambiente onde você não se distraía com ninguém.

3- Descanse

Outro ponto muito importante é descansar.  Não adianta estudar sem pausas. O ideal é manter o equilíbrio, pois o descanso proporcionará que você assimile de melhor maneira o aprendizado.

Sendo assim, separe alguns minutos para descansar entre um estudo e outro. Evite ficar estudando sem parar por muitas horas seguidas. Levante-se, alongue-se, busque uma água para beber ou coma uma fruta.

Essa é uma das coisas boas em estudar em casa, pois isso permite que você possa dar essas pausas com calma. Tire apenas uns 10 minutos para isso e veja como seu dia de estudos irá mudar para melhor.

4- Anote

Estudar em casa não significa só assistir vídeo-aula ou ouvir áudios. Você precisa anotar as informações que recebe, de maneira fácil e que você se recorde por exemplo na hora de estudar para uma prova.

Como se tivesse em aula presencial, anote tudo que considerar necessário para aprimorar suas aulas.

5- Livre-se de possíveis distrações

Celular, amigos, televisão e até mesmo as pessoas com quem você convive. Tudo isso pode ser uma fator negativo na hora de estudar em casa. Portanto, tome cuidado. Prefira deixar o celular desligado. Desligue a televisão.

Com as pessoas que você convive, tenha uma conversa sincera e saudável. Explicando que na hora do estudo, você precisa ficar em silêncio e sem ser atrapalhado para possíveis perguntas.

Assim, você evita perder o foco e até mesmo o seu tempo.

6- Organize seu dia

Priorize as atividades com prazo. Assista as aulas em ordem, caso elas sejam por vídeo. Se for online, prepare o seu dia para estar presente no momento em que iniciar.

Ao estudar em casa, muitos sentem-se em um “salve-se quem puder”. Não conseguem organizar.

Portanto, a dica é: organize completamente o seu dia. Você pode usar uma agenda, o celular e até uma lousa. Determinando cada horário para uma atividade e tarefa específica.

Assim, você não se perde, conclui o que é necessário e sente-se bem melhor.

7- Não procrastine

Essa é uma dica muito importante. E sempre dou ela em qualquer caso, ao estudar em casa, empreender, trabalhar home office, entre outros.

A procrastinação é um hábito extremamente negativo e que muitas pessoas cometem. Às vezes, estamos completamente no automático e nem conseguimos enxergar. Mas, procrastinar traz muitos malefícios para o nosso dia-a-dia.

Então, não deixe nada para depois. Organize suas atividades e faça-as na data e horário determinados. Qualquer coisa que você puder resolver, resolva.

8- Use a Internet

Estudar em casa já é pela Internet, claro. Mas você pode utiliza-lá ainda mais a seu favor.

Por exemplo, utilizando aplicativos para organização. Por exemplo, o Trello é um ótimo sistema para você usar para organizar suas tarefas, como uma agenda online e você pode até adicionar a sua turma para usar com você.

Além disso, existem filmes, séries, livros, podcastas, para você baixar, ler, ouvir e garantir que o seu aprendizado seja absorvido de diversas maneiras. Sem limitações para aprender.

Os cursos online são uma ótima opção para estudar nessa época, caso você em quarentena. Tudo com calma, mas com aprendizado.

E você, está estudando em casa na quarentena? Conta pra mim sua dificuldade ou sua dica.

Compartilha com seus amigos esse artigo. 😉

Add Comment