Entrevista de Emprego: 11 Sinais de que você foi bem

Provavelmente, essa seja a sua maior dúvida ao sair de uma entrevista. Será que eu fui bem na entrevista de emprego? Principalmente porque o recrutador costuma dizer: “entraremos em contato”.

Bom, certamente não há como saber se você passou ou não. Porém, há como descobrir se você explorou bem seu marketing pessoal e causou uma boa impressão.

O desgaste após a entrevista de emprego

Aguardar uma posição da empresa depois de fazer uma entrevista é realmente algo bem complicado. Afinal, você pode sair pensando que foi péssimo e acabar conseguindo a vaga ou, ficar cheio de expectativa e esperança de que em breve será contratado e não ter sido selecionado dessa vez.

A regra é não desistir, manter a paciência e claro, a esperança. Separamos neste artigo, alguns sinais para que seja possível que você analise se está entra os candidatos preferidos.

11 Sinais de que você foi bem na entrevista de emprego

1. Foi para a entrevista conhecendo bem a empresa

Se antes da entrevista você procurou conhecer o ramo de atuação, a cultura do local, sem dúvida,  já ganhou pontos. Por mais que não tenha falado em detalhes sobre o assunto, o recrutador consegue perceber quem tem ou não conhecimento sobre a empresa.

2. Você ficou na entrevista por mais tempo

Se você estiver na entrevista por mais tempo que o esperado, então isso pode ser um bom sinal. Se o recrutador escolheu dedicar maior tempo para aprender mais sobre você, então este é um sinal claro do interesse sobre o seu perfil profissional.

3. Sentiu-se bem na entrevista de emprego?

Você sentiu-se bem ao conversar com o recrutador, e a entrevista fluiu de forma leve? O ideal é que pareça uma conversa, ao invés de um jogo ou sessão de perguntas e respostas.  Se você conseguiu um diálogo,  provavelmente construiu um bom relacionamento com o selecionador.

4. Você foi informado de qual seria a sua função

Caso o recrutador tenha informado grandes detalhes sobre pós e contras do seu papel na empresa, é um sinal de que ele está imaginando você nessa posição. Só pra exemplificar, se o recrutador usou palavras como: “Seria esperado que …” entre outras frases que enfatizem a sua permanência na empresa.

5. Suas dúvidas são sempre respondidas 

Se eles responderam às suas perguntas de forma entusiasmada e detalhada, e você sentiu como a respostas foram claras, pode ser um bom sinal. O recrutados provavelmente quis ser recíproco às suas questões e impressioná-lo da mesma forma que você usou para impressioná-lo. Ou seja, houve uma correspondência mútua.

6. O recrutador parecia interessado

Você sentiu interesse do entrevistador nas suas respostas? Considere tudo nesse momento, linguagem corporal e  respostas.  Se eles estavam gostando do que estavam ouvindo, é provável que encorajaram você a continuar, sorriram e prestaram bastante atenção, fique atento nessa parte da conversa.

7. Você foi apresentado aos outros funcionários

Bem, se o recrutador o apresentou aos outros funcionários, provavelmente ao final da entrevista, então, esse é um ótimo sinal, significa que em breve você fará parte daquele time e precisa conhecê-los.  E se nesse momento você causou boa impressão.

Então isso o ajuda a colocar em boas condições com seus potencias colegas. E te ajuda a desenvolver um melhor networking profissional.

 

8. Você foi apresentado aos superiores na entrevista de emprego

O entrevistador jamais irá apresentá-lo aos superiores na empresa, caso não tenha real interesse em sua contratação. Se você foi apresentado a um diretor, executivo entre outros cargos sênior, isso é um sinal claro de que esses avaliarão sua contratação.

9. Perguntas finais

Estas perguntas, serão relacionadas ao período de notificação (quando eles entrarão em contato), e possíveis datas de início, contratação. Ou seja, um ótimo sinal de que o recrutador está pensando na próxima etapa e quer deixar tudo alinhado com você, o que significa que foi bem na entrevista.

10. O entrevistador fala sobre os próximos passos

A entrevista chegou ao fim e o entrevistador lhe disse qual seria o próximo passo? Isso pode ser uma boa notícia. Uma apresentação aos superiores… Ou até mesmo, se você está disposto a esperar um pouco para ouvir. Então, ele está demonstrando que você possui grande chance de chegar a contratação, demonstre interesse.

11. Bons comentários 

Ao fim da entrevista, houve um feedback positivo? Se isso aconteceu, eles querem que você saiba que você possui grandes chances de fazer parte do quadro de funcionários da empresa.

Então, já sabe se foi bem?

Esses são pontos relevantes para que você analise como você foi, porém, não leve nenhuma informação acima como absoluta. E claro, continue buscando uma vaga enquanto não há retorno. Esperamos, com toda a certeza, que você receba boas notícias, mas caso não seja dessa vez, não desista.

O importante é que você foi um forte concorrente. Por fim, avalie o que você fez de bom e onde você pode melhorar. Certamente, em uma próxima oportunidade, você saberá todos os sinais para ir e saber se foi bem ou não. Boa Sorte!

Add Comment