Enem 2020: Descubra como fazer sua inscrição

O Enem 2020 – Exame Nacional do Ensino Médio, é uma prova criada em 1998. Ele tem como objetivo avaliar o ensino do País, mas também abre as portas da Universidade para o jovem.

Você pode usar sua nota do Enem 2020 para se inscrever na faculdade e ganhar bolsas de 50 à 100%, através de programas como o ProUni, Sisu e Fies.

Quer saber como? Vamos ensinar você!

 O que é Enem?

Conforme mencionamos, o Enem foi criado em 1998, para avaliar a qualidade do ensino público e particular do Ensino Médio no Brasil.

Em 2009, o Enem passou a ter mais uma função: selecionar através de sua nota, alunos para estudarem em instituições de ensino superior federais e particulares.

Essa inclusão acontece por meio de programas governamentais, como o Prouni, Sisu e Fies.

Os programas auxiliam quem pretende entrar em uma universidade púbica ou na particular. Caso você tenha essa vontade, é ideal que você saiba como funciona e cadastre-se no Enem 2020.

Pra que fazer o Enem 2020?

Entrar na universidade federal

A maioria das faculdades federais utiliza como método de processo seletivo a inscrição no Sisu (Sistema de Seleção Unificado), e ala só poderá ser feita através do Enem. Algumas universidades usam a nota do vestibular mais a nota do Enem.

Como é a faculdade que decide a forma de ingressão do aluno, elas podem ser diferentes. Portanto, fique atento ao método que a faculdade que você escolheu usa.

Para se cadastrar no Sisu

O Sisu tem duas edições por ano,  elas acontecem no início dos períodos do ano letivo, ou seja, por volta de janeiro/fevereiro e julho/agosto.

Diversas faculdades optam por utilizar esse sistema como método de ingresso. Funciona assim: você concorre através da sua nota do Enem no curso escolhido em universidades de todo o País.

O Sistema é online e ocorre durante uma média de 4 (quatro) dias. Ao final do dia, os candidatos podem ver pelo site a nota de corte e a posição em que ele se encontra.

Inscrição no Sisutec com o Enem 2020!

Sisutec é um sistema parecido com o Sisu, a diferença é que ele é específico para quem quer fazer um curso técnico em instituições municipais, estaduais ou federais.

Para se inscrever no Prouni

O Prouni – Universidade para todos, é também um programa do Governo Federal, ele oferece bolsas de 50% à 100% para estudantes de baixa renda que queiram entrar na faculdade particular.

Para inscrever-se no Prouni, o estudante precisa fazer 450 pontos na média do Enem, não zerar na redação, ter uma renda familiar de até 3 (três) salários mínimos.

Além disso, o Prouni tem pré-requisitos, sendo eles:

  • Ensino Médio completo em escola pública;
  • Ensino Médio integral ou metade em escola particular sendo bolsista integral;
  • ter alguma deficiência física;
  • professor do ensino público e estar concorrendo a cursos de licenciatura, pedagogia, normal ou superior. (não há necessidade de comprovar renda familiar)

Estando dentro desses pré-requisitos, o critério para ser selecionado será a sua nota do Enem 2020.

Inscrever-se no Fies

O Fies – Fundo de Financiamento Estudantil, é como um empréstimo. O governo empresta dinheiro para o estudante financiar a faculdade.

Ele é pra quem quer entrar numa faculdade particular, ou para quem já estuda e não consegue pagar o valor da mensalidade.

O processo pode variar, mas no geral, funciona assim: o estudante conclui o curso com bolsa, e quando se forma, ele começa a pagar a dívida para o governo. Os interessados que terminaram o ensino médio de 2010 em diante, devem ter o Enem para conseguir solicitar o benefício.

Estudar em Portugal

Uma opção para quem quer estudar fora! Algumas universidades de Portugal, aceitam o Enem no processo seletivo. Isso acontece desde 2014, e quem já prestou anteriormente, também pode se candidatar. As mensalidades são pagas em euro, mas, é uma grande oportunidade de realizar um sonho.  

Bom, deu pra notar que o Enem é realmente importante para a sua vida acadêmica, né? Então, se você quer entrar na faculdade, é essencial que se inscreva no Enem 2020!

Inscrição no Enem 2020

  • Para se inscrever no Enem 2020, você deve acessar o site oficial
  • No dia 01/04 (primeiro de abril), começa o período para solicitar a isenção de taxa;
  • No dia 06/05 (seis de maio), começa o período de inscrição no Enem 2020;

O Site oficial, permite que você acompanhe o calendário anual, onde há todas as informações sobre a prova.

Não deixe de se candidatar e aproveitar as oportunidades que a faculdade pode acrescentar na sua carreira. Com o Enem 2020, isso será possível!

Uma das dúvidas do jovem ao terminar o ensino médio, é como entrar na faculdade e o que fazer, nessa categoria sempre abordaremos temas relacionados a inscrição em universidades e bolsas para você.

Existem diversas formas de ingressar na faculdade e certamente, você irá se encaixar em uma. Estude e não desista.

Uma das coisas mais difíceis na prova do Enem é a redação, você poderá saber lidar melhor com ela clicando aqui.

Compartilhe com seus amigos para irem para a faculdade juntos. 🙂

Add Comment