Dinâmica em Grupo: 10 Dicas pra você se sair bem nas entrevistas

Certamente em algum momento da sua jornada no mercado de trabalho você já se deparou com uma dinâmica em grupo, principalmente em entrevistas.

Nessas horas nos perguntamos, o que é e pra que serve?

Caso isso ainda não tenha acontecido, prepare-se pois é algo importante. Uma hora vai acontecer e aqui iremos preparar você da melhor forma para isso.

O que é Dinâmica em Grupo?

A dinâmica em grupo (DG) é  normalmente uma etapa do processo seletivo.  Um exercício conduzido pelos recrutadores com o objetivo de avaliar e observar com o candidato. Portanto nessa hora são observados o conhecimento o comportamento e as habilidades.

Nem sempre um candidato sabe o que fazer na dinâmica de grupo (DG) para ser escolhido pelos recrutadores.

Pra que serve?

Além desses objetivos, a dinâmica em grupo vêm sendo utilizada como forma de eliminar a competitividade e conhecer de forma detalhada o perfil do candidato.

Portanto, além de observar o perfil técnico do candidato, a dinâmica em grupo serve para ajudar o recrutador a conhecer o comportamento do mesmo. O exercício ajuda o avaliador a identificar o comportamento coletivo.

Dicas para se sair bem em uma dinâmica em grupo:

1. Mantenha a calma

Primeiramente, respire. Normalmente quando sabemos que iremos participar dessa parte no processo ficamos desesperados. Esse comportamento pode demonstrar insegurança diante do avaliador. Portanto, respire profundamente e faça o seu melhor ainda que nervoso.
Inteligência emocional é a chave para nos sairmos bem em todos os pontos da vida. Use e abuse do auto-controle.
Está tudo bem sentir-se nervoso, o que você não pode é transferir isso de forma tão forte, pois está sendo avaliado.

2. Seja você mesmo 

É importante que você se conheça. Não busque assumir um personagem diferente do que você realmente é.
Cada empresa busca um perfil do profissional que você ainda não sabe, portanto tentar ser alguém diferente não é indicado.
A primeira dica é sempre manter a calma e ser o mais transparente possível. Muitos candidatos querem assumir uma posição que não lhes cabe e acabam prejudicando-se à toa.
Nessa hora é bom lembrar que a sinceridade e humildade são pilares para o sucesso em uma carreira profissional. Ou seja, os recrutadores sabem exatamente o que buscam. Você pode perder a vaga caso tente moldar-se.

3. Participe

O recrutador avalia o candidato principalmente pelo comportamento. Ou seja, caso você não participe da dinâmica, suas chances podem diminuir. Não há como avaliar alguém calado ou que simplesmente não nenhuma participação na dinâmica.
Esse é um momento ideal para mostrar as suas qualidades como profissional.
É nessa etapa onde será permitido que você mostre seus diferenciais para destacar-se dos outros.

4. Cuidado com exageros

Menos é sempre mais. Apesar da participação ser ideal, tome cuidado. Não fale demais. Saiba ouvir e aprender com os recrutadores e outros candidatos. Vale o bom senso. Às vezes um candidato fala muito a fim de impressionar os avaliadores e acaba sendo descartado diante dessa postura.

5. Autoconhecimento

Acima de tudo é bom lembrar que você precisa conhecer seus pontos fortes e os fracos. Dessa forma, poderá demonstrar da melhor forma seus pontos positivos.

6. Estude a empresa

Antes de ir pra qualquer lugar, primeiramente costumamos pesquisar sobre ele, certo?
Em um processo seletivo não é diferente. Antes de mais nada, busque informações sobre a empresa em seu site oficial. O ideal é que você saiba o que ela faz, porte, cultura, segmento, etc.
Desta forma, você estará preparado para responder ou trocar qualquer informação sobre a empresa, o que pode te destacar dos outros participantes da dinâmica.
Comentários relevantes e positivos são ideais nesse momento.
Sendo assim, você será visto com bons olhos, pois mostra-se realmente interessado na empresa.

7. Ética na dinâmica

Em resumo, aqui podemos mencionar a maneira de se comunicar do candidato, cuidado com gírias, tom de voz, postura, etc.

O nosso corpo fala. A boa comunicação e os nossos movimentos serão nosso cartão de visita em uma dinâmica, fique atento. O candidato está sendo observado a todo momento.

8. Saiba ouvir

A dinâmica é em grupo e os recrutadores estarão avaliando o seu comportamento em equipe, portanto é ideal que você ouça os colegas.

Você irá demonstrar educação, respeito, e também a disciplina, auto-controle, e etc.

9. Não reclame

No momento em que o avaliador apresenta a dinâmica, muitos participantes costumam reclamar. Não faça isso. Aceite e leve essa fase do processo de maneira positiva.

10. Estude sobre dinâmica em grupo

Por mais que você já saiba o que é, pra que serve e como se comportar em uma dinâmica em grupo, conhecimento nunca é demais.
Converse com amigos e familiares, leia, pesquise, utilize meios para chegar ao seu objetivo. Hoje nós temos diversas informações na internet sobre o tema e você pode aprofundar-se para que seja bem sucedido.

Preparado?

Sem dúvida agora você já sabe algumas dicas para se sair bem em uma dinâmica. Seja como for, continue estudando.

Coloque as dicas em ação.

Lembre-se sempre, você não sabe o que a empresa procura, e às vezes pode ser que apenas não seja o seu perfil profissional naquele momento. O que não quer dizer que você é um candidato ruim.

O nervosismo e o medo são normais, não são fatores predominantes para o não preenchimento de uma vaga.  É considerado o conhecimento e o comportamento. Não permita que sentimentos negativos te dominem, lembre-se do auto-controle e inteligência emocional. Dessa forma, você irá conquistar tudo que deseja.

Esperamos que aproveite as dicas, boa sorte em sua dinâmica em grupo!

 

 

Add Comment