Carteira de Trabalho Digital – Tire sua carteira online em 2020

Ei! Atualmente, é possível tirar sua Carteira de Trabalho Digital, tudo online e facilitado! Sabia?

Nesse artigo, vou ensinar você como fazer isso.

Então, se você pretende começar a trabalhar, a Carteira de Trabalho – CTPS é um documento primordial para iniciar a sua vida no mercado.

Porém, caso já tenha sua carteira de trabalho física, não a jogue fora, apenas guarde e solicite de forma totalmente online a sua carteira de trabalho digital.

Carteira de Trabalho

A Carteira de Trabalho de Previdência Social, CTPS, é um documento para o trabalhador. Ele é obrigatório para qualquer tipo de serviço prestado em nosso País.

O documento serve para arquivar, documentar e constatar os dados de vínculos de trabalho, entre empregador e funcionário.

Com que idade tirar a Carteira de Trabalho?

É permitido que a partir dos 14 (quatorze) anos, o cidadão possa solicitar sua Carteira de Trabalho. Portanto, se você busca um emprego formal, é ideal que você solicite a sua.

Para tornar esse processo mais fácil, os órgãos responsáveis iniciaram uma forma online de você solicitar sua Carteira.

Carteira de Trabalho Digital – O que é?

Representando apenas a Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS, foi criada a carteira de trabalho digital. Com o objetivo de amenizar as burocracias envolvidas na hora de tirar a carteira de trabalho, além de diminuir os gastos, beneficiando ambas as partes.

De forma facilitada, apenas usando o seu CPF, você pode fazer a sua solicitação, de forma totalmente online.

Esse cadastro é realizado por meio do eSocial. Um sistema unificado dos dados dos empregadores, tais como, FGTS  e INSS,entre outros.

Uma das vantagens do avanço da tecnologia está relacionada justamente a não precisar sair de casa, enfrentar filas e aquela burocracia ao precisar tirar um documento. A carteira de trabalho digital torna isso mais simples e ágil, além de claro, ser totalmente seguro e criado pelo Governo.

Por esse motivo, a carteira de trabalho digital, oferece vários benefícios. Conheça-os!

Quais os benefícios da Carteira de Trabalho Digital?

Bom, não é novidade que nos beneficiamos de diversas formas com o avanço da tecnologia, né?

Principalmente no caso das mulheres, que normalmente possuem uma jornada dupla de trabalho e não têm tempo de enfrentar filas e questões burocráticas.

Além disso, fazer algo sem sair da sua casa, tem suas vantagens. Então, existem os benefícios de adaptar-se à carteira de trabalho digital caso seja interessante para você.

Benefícios como seguro desemprego, continuam valendo normalmente.

No caso do funcionário:

Andamos com vários documentos, principalmente na hora de uma contratação… Mas, com a carteira de trabalho digital, você não precisará apresentar a carteira de trabalho física.

Nesse caso, basta apenas ter o seu CPF.

Todas as atualizações necessárias, estarão disponíveis após a atualização do eSocial.

No caso do contratante/empregador:

As facilidades na hora da contratação do funcionário. O processo de contratação, envolve diversos documento, com o apoio da carteira de trabalho digital, basta o RH (Recursos Humanos) solicitar o CPF do contratado.

Inclusive, até mesmo para assinar a carteira de trabalho do contratado, não será necessário a carteira de trabalho física, apenas a atualização através do eSocial.

Legal, né? Então, caso você queira manter-se atualizada, solicite agora mesmo sua carteira de trabalho digital, saiba como a seguir.

Como solicitar a Carteira de Trabalho Digital

Passo-a-passo para tirar a carteira de trabalho online:

  • Acesse o Play Store (Android) ou App Store (Iphone) no seu celular;
  • Busque por “Carteira de Trabalho digital” na pesquisa e baixe o aplicativo;
  • Primeiramente você deve acompanhar as informações iniciais;
  • Na tela onde aparecer “ENTRAR”, informe o seu CPF, caso já tenha realizado o cadastro no site de acessos do Governo;
  • Caso você não possua essa conta, clique aqui e crie.
  • Você também pode realizar esse cadastro pelo site do Ministério da Economia;

O Governo disponibilizou um passo-a-passo ensinando a tirar a carteira de trabalho digital, para saber mais clique aqui.

aplicativo de carteira de trabalho

 E a carteira de trabalho física? Jogo fora?

Essa é uma dúvida frequente, e a resposta é NÃO! Não precisa jogar sua carteira de trabalho física fora.

As informações anteriores da sua carteira de trabalho física, ainda valem. E claro, é sempre importante guardar nossos documentos originais. Eu indico você guardar em uma caixa organizadora ou uma pasta, de maneira que os documentos fiquem protegidos e não estraguem.

Apesar disso, após a atualização da carteira de trabalho digital, todas as suas novas informações de vínculos trabalhistas serão feitas de forma digital. Porém, algumas empresas ainda não adaptaram-se a esse novo sistema, ou seja, em alguns casos pode ser necessário a carteira de trabalho física.

Portanto, solicite a sua carteira de trabalho digital, mas mantenha a física guardada. 🙂

Uma das coisas fundamentais do sucesso no mercado de trabalho, é manter-se sempre atualizada. Portanto, mesmo que não esteja trabalhando, já faça a sua solicitação da carteira de trabalho online.

Caso esse artigo tenha sido útil para você, compartilhe com suas amigas!

Add Comment