8 Dicas para construir um Networking Profissional de sucesso

Ouviu dizer sobre Networking  e não sabe o que significa? Veja agora e saiba tudo sobre esse termo bastante utilizado no mercado de trabalho.

O networking profissional pode ser muito útil dependendo da sua profissão. Além disso, é muito difícil encontrar uma profissão que não precise dele. Enfim, o networking profissional é a sua rede de contatos dentro do mercado de trabalho.

Em outras palavras, são pessoas que podem te contribuir com informações, empregos e etc. Desta forma, você poderá ganhar credibilidade no mercado, além de muitos outros benefícios.

Contudo para um networking de sucesso, é necessário atenção em muitos detalhes que poderão ajudar a firmar melhor a sua rede de contatos. Desta maneira iremos te explicar tudo, para que assim você consiga construir uma boa estratégia para a construção de seu networking.

O que é Networking?

Networking é o nome da estratégia que visa manter relações de trabalho com outros profissionais. Ou seja, será as pessoas que te ajudarão para alcançar o seu objetivo final!

Essa estratégia vem sido usada conforme aprendemos que precisamos de uns aos outros para evoluir. Assim ele é utilizado para saber novas informações, novas contratações, indicações, negociações e etc. Embora essa estratégia muitas vezes é utilizada naturalmente, muitas pessoas a desconsidera dizendo que não existe.

Contudo devemos lembrar que o ambiente de trabalho é tão formal por esse único motivo, motivar a todos a terem uma boa relação. Assim, quanto melhor a sua relação com seus colegas, maiores a chances de eles te ajudarem em um momento de necessidade. Desta forma entendemos que um networking de sucesso vem com muita educação e competência.

Como ter um networking bem construído?

Para isso como dito a cima será necessário muita educação e competência, contudo são diversos os aspectos necessários na qual você deverá evoluir, sendo eles

1. Entenda que você não está sozinho

Esse é o primeiro passo para a construção de um bom marketing pessoal, pois se você não entender que necessita dos outros, jamais sairá de local algum. Portanto, lembre-se que seus parceiros de trabalho são seus aliadas. Desista de qualquer sentimento de rivalidade ou inimizades.

Aprendendo este ponto, você sempre terá suas intenções positivas, onde melhorar o ambiente de trabalho é a sua vontade.

Portanto não se incomode de pedir ajuda em suas incertezas. E tenha certeza de qualquer atitude antes de fazê-la, portanto, se informe e procure a melhor maneira de realiza-la. Além disso lembre-se que todos possuem suas dificuldades e duvidas e então esclareça-os sempre que possível.

2. Seja muito educado

Lembre-se sempre de ser muito educado com todas as pessoas! A vida não é fácil e dificulta-la será pior, assim, lembre-se sempre de tratar todos com a devida educação. Por mais que você conheça alguém que não a mereça tanto, esforce-se isso é o mínimo que devemos uns aos outros. Sendo educado com todos além de ganhar sua paz de espirito e tranquilidade, você ganhará pontos com todos.

Desta forma você será considerado uma pessoa um pouco mais fácil de desenvolver problemas, pois você é visto como uma pessoa que a evita ao máximo.

3. Seja atencioso

Para merecer ajudar, antes você deverá fazer por merecer, portanto, lembre-se de sempre ajudar quem precisa e ser atencioso com todos. Você não poderá ser interesseiro, portanto será necessário que você esteja sempre por perto de todos, assim você acolherá o lugar e todos poderão contar com você. Portanto sempre pergunte sobre a vida das pessoas e sempre tente estabelecer algum tipo de relação.

Pode parecer besteira, mas pessoas que realmente se interessam por nós ganham nossa admiração. Portanto lembre-se sempre de atender a todos e sempre ser atencioso.

4. Empatia

Para que você não vire um robô no trabalho e importante trabalhar a empatia, com ela você poderá se colocar no lugar dos outros e rever qualquer ação precipitada. Assim todos perceberão o quanto você se importa e você ganhará pontos por sua humanidade. Além disso entender as pessoas a nossa volta é muito bom, pois pode evitar vários desentendidos.

Assim, sempre se interesse pelas as pessoas por sua volta, pois todo mundo consegue ser especial do seu jeito. Ainda mais, aprendemos muito com experiências alheias e isso poderá te ajudar muito em seu desenvolvimento pessoal.

5. Seja evidente nas redes sociais

É importante também que você mostre o seu eu fora do seu trabalho de alguma maneira, assim, as redes sociais podem ser ótimas ferramentas. Portanto, sempre adicione seus colegas em suas redes, assim eles se sentiram acolhidos como seu amigo, pois poderão ver sobre sua vida particular e momentos de sua vida. Contudo, para que isso dê certo, é necessário ser ativo virtualmente.

Lembre-se sempre de postar coisas periodicamente e leve isso como um hobbie e trabalho. Além disso lembre-se de ver a vida de seus colegas a fim de compreende-los mais.

6. Saiba ouvir

Ouvir é um dom maravilhoso quando se usado corretamente, portanto sempre ouça atentamente seus colegas de trabalho. Com o tempo, você perceberá quer realmente depende deles profissionalmente, e ouvi-los pode ser uma grande arma.

Ao ouvir as pessoas, você irá adquirir informações sobre elas ou sobre o trabalho. Com isso você saberá alinhar resoluções que entrem em um acordo com um todo. Devemos saber que todos são diferentes e tem suas ideias e é preciso encontrar um meio termo.

Viver em harmonia com todos não é fácil, contudo saber ouvir irá fazê-lo entender. Assim você poderá encontrar a melhor opção nos obstáculos e assim ganhará pontos de convivência.

7. Trabalhe bem

Evite procrastinar e não fazer o seu trabalho! Para que todos seu trabalho de networking dê certo, você precisará saber trabalhar. Portanto evite falar mais do que deveria e ficar enrolando muito no trabalho.

É necessário ter uma boa relação com todos, mas o trabalho que lhe dará dinheiro, portanto tente ao máximo focar nisso.

8. Evite fofocas

É de extrema importância que você não deixe que ninguém fale negativamente de você e a melhor forma de fazer isso é não tendo. Portanto evite fazer erros que possam ser julgados, e se o mesmo acontecer sempre tente ter uma atitude bastante madura e confiante.

Para que você tenha uma boa rede de contatos é necessário que tenha o mínimo de defeitos possível. As pessoas são diferentes e alguns podem ter valores que serão opostos ao seu. Desta forma tente sempre mostrar o seu melhor lado, para que todos entendam que você está sempre melhorando e saibam da sua índole e competência indiferentemente de seus erros e problemas.

Add Comment