Entrevista de emprego: 15 Dicas para ter sucesso e garantir o emprego

Na hora da entrevista de emprego, todos queremos nos sair da melhor forma possível. Aqui você encontrará dicas de como alcançar o sucesso nessa hora e passar tranquilo pelo processo seletivo.

Uma junção de fatores nos auxiliam nessa hora, precisamos pensar no que vestir,  o que e como falar, como se apresentar, e estar preparado para qualquer dúvida ou nervosismo que surgir. A primeira dica é manter a confiança e respirar.

Vamos conferir as melhores dicas para se sair bem na entrevista de emprego.

1. Seja você mesmo

Primeiramente, quando nos conhecemos bem, aparentamos confiança. Estar seguro de si é uma das chaves principais para garantir sucesso. Por mais que você esteja nervoso ou ansioso, tente ser você mesmo diante do recrutador. Lembre-se, ser verdadeiro é essencial.

2. Nunca minta!

Nem aumente, não fale nada que não seja verdadeiro. Isso pode prejudicar você na entrevista. E mais, o recrutador está treinado para observar isso. Sinceridade acima de tudo.

3. Aparência conta sim

A primeira impressão é a que fica, então procure se vestir adequadamente para entrevista de emprego. Bem, a sua vestimenta deve combinar com o cargo pretendido. Roupas cuidadas e confortáveis são o ideal. Aposte em cores neutras. Penteie o cabelo e escove bem os dentes.

4. Atualize seu Currículo

É claro que o currículo bem preparado, muda completamente a visão do entrevistador. Leve-o no dia da entrevista. A conversa de vocês pode girar em torno das suas experiências mencionadas no currículo.

E procure manter seu currículo sempre atualizado com suas experiências e dados. Afinal caso você seja selecionado, a empresa precisará entrar em contato com você. Nem preciso dizer que olhar seus emails e manter o celular sempre carregado é fundamental.

5. Confiança

Sim, é comprovado que uma pessoa confiante em uma entrevista de emprego, consegue se sair muito melhor. Se você não for capaz de transmitir confiança o entrevistador perceberá seu desconforto.

Por isso, prepare-se. Estude informações sobre a empresa e o cargo desejado, e possíveis perguntas relacionadas. Mostre que você domina o assunto.

6. Redes sociais

Se você tem redes sociais, por mais privada que seja. Pode ser que o entrevistador já tenha passado por lá. Portanto, cuidado com as publicações. E também, não diga que não bebe, se já postou foto com bebida alcoólica, e assim vai.

7. Você está sendo observado

Portanto, mantenha-se atento. Seus gestos podem dizer muito ao recrutador. A empresa pode estar vigiando você desde a sua entrada na empresa, na recepção. Seja sempre gentil e educado, mas sem forçar.

8. Evite ficar em silêncio

Não há como o recrutador conhecer o seu perfil e avaliar o seu comportamento, caso você não fale. Correto? Não há resposta certa ou errada, sendo assim, não tenha medo da comunicação. Você está ali para ser avaliado, e também, vale quebrar o gelo. Tudo bem?

9. Tenha em mente perguntas construtivas

Você não precisa apenas responder perguntas. Apesar de ser uma entrevista de emprego. O diálogo é fundamental. A outra parte pode vê-lo como um bom comunicador e admirá-lo por isso, ou seja, ganhará pontos positivos.

Mas, vale ressaltar que ao perguntar, deve-se tomar cuidado. Não é pra perguntar qualquer coisa. Faça perguntas interessantes, sobre a empresa ou sobre a vaga.

10 Raciocínio lógico

Em caso de perguntas absurdas, que sim, algumas empresas costumam fazer na hora do processo, apesar de parecerem pegadinhas, são para testar seu raciocínio lógico.

Você irá apenas demonstrar que seu raciocínio tem base para construir uma resposta lógica para a pergunta bizarra. Não obrigatoriamente estando correta, mas sim, seguindo a lógica.

Se você se deparar com uma pergunta desse tipo, demonstre que é capaz de estruturar seu raciocínio para chegar a uma resposta lógica, que não necessariamente precisa estar correta.

11. Seja positivo

A dica que é válida em todos os momentos da vida. Em qualquer caso, tente finalizar a conversa, de maneira gentil e positiva. Nunca termine as falas com algo negativo.

12. Cite outras situações caso não tenha experiências

Caso você nunca tenha trabalhado, você pode citar situações da vida escolar, ou até mesmo, da sua família. Vale até mesmo trabalhos em grupo, viagens, ongs que participa, etc. O importante é ressaltar experiências que você já passou que agregaram na sua vida.

13. Memória

A nossa memória pode falhar, principalmente quando estamos nervosos. Por isso que alguns dias antes da entrevista de emprego, você vai sentar e exercitar o seu cérebro. Relembre situações importantes da sua vida. Se necessário, escreva no papel. Faça uma auto avaliação e conheça o papel que você desenvolveu.

Cada situação que passamos na vida, nos permite experiências únicas, onde podemos aprender. Por exemplo, com certeza alguma vez você fez um trabalho em equipe, o que é uma experiência válida.

14. Por que você quer o cargo?

Essa é uma das questões que mais aparece na hora do processo seletivo. Apesar de parecer uma pergunta banal, ela é extremamente avaliada pelos recrutadores. Pois é através dela que a empresa vai saber da sua vontade e se você corresponde as expectativas deles.

Faça lição de casa. Pesquise tudo que puder sobre a empresa. Isso garantirá sucesso ao falar sobre a mesma, pois é nessa hora que você irá se alinhar com o que a empresa espera de você e demonstrar o seu real interesse.

15. Perguntas comuns na entrevista de emprego

Além de “Porque você quer trabalhar aqui?”, separamos algumas outras questão que normalmente são feitas em qualquer processo seletivo. Ou seja, se quer ir bem na entrevista de emprego, tenha a resposta pra elas na ponta da língua:

  • Por que você se interessou pela vaga e em trabalhar na empresa?
  • Quais são seus pontos mais fortes e  os fracos? Positivos e negativos?
  • Qual o seu maior orgulho? Qual a sua maior conquista?
  • Como você se vê e onde quer estar daqui a 5 anos?

 

 

Add Comment